E-commerce cresceu 75% em maio no país, segundo estudo da Mastercard

No Brasil, de acordo com o Mastercard SpendingPulse, índice que rastreia as vendas gerais de varejo em todos os tipos de pagamento, incluindo dinheiro e cheque,  as vendas pelo e-commerce* cresceram 75% em maio e a média de crescimento dos últimos três meses (março, abril e maio) foi de mais de 48%, acima do registrado no primeiro trimestre: 14%. Ambos os dados são na comparação com o mesmo período de 2019, ressaltando a mudança mais ampla para o digital na forma como se trabalha, mora e compra.

“O crescimento do comércio eletrônico está muito atrelado ao novo comportamento do consumidor durante o período de distanciamento social. Devido à pandemia, os consumidores estão cada vez mais se afastando do dinheiro e optando por pagamentos digitais e sem contato, o que aumentou as vendas on-line. Além disso, a distribuição do auxílio emergencial pelo governo também contribuiu para esse resultado, diz Cesar Fukushima, Diretor de Análise Avançada da Mastercard no Brasil.

Para se aprofundar ainda mais no cenário econômico durante a pandemia, a Mastercard divulgou o primeiro relatório de sua série Recovery Insights, que observa os impactos da pandemia e das recomendações de distanciamento social, incluindo o grande crescimento das compras online.

Vendas Totais

No entanto, o Mastercard SpendingPulse registrou que o volume total de vendas no varejo (excluídas as vendas de automóveis, materiais de construção, restaurantes e cama, mesa e banho) no Brasil diminuiu quase 3% em relação ao ano anterior em maio. A média dos últimos três meses caiu -10% em relação ao mesmo período de 2019.

Dois setores tiveram crescimento acima do indicador de vendas totais: supermercado (16%) e artigos de uso pessoal e doméstico (5%). Os setores de vestuários, móveis e eletrodomésticos, combustíveis e artigos farmacêuticos tiveram desempenho abaixo.

As regiões Sul (0,4%) e Sudeste (-2%) tiveram crescimento acima da média, enquanto Norte (-6%), Nordeste (-5%) e Centro Oeste (- 9%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

*Vendas no comércio eletrônico são vendas de bens e serviços nas quais o comprador faz um pedido ou o preço e os termos da venda são negociados pela Internet, em dispositivo móvel (M-commerce), extranet, rede EDI (Electronic Data Interchange), correio eletrônico ou outro sistema online comparável. O pagamento pode ou não ser feito online.

Fonte: MasterCard Newsroom

LEIA TAMBÉM:

Mapa desenvolvido na USP apresenta casos de Covid-19 por rua

Voz das Comunidades lança aplicativo para combater a desinformação sobre a Covid-19

Covid-19: Apple e Google revelam detalhes sobre sistema de rastreamento

Coronavírus pode causar queda de 30% no mercado de celulares, alerta Qualcomm

Aplicativo australiano ‘rastreador da covid-19’ teve 1 milhão de downloads em 5 horas

Surgimento de aplicativos de monitoramento do coronavírus levanta preocupação com privacidade

Como vai funcionar o aplicativo francês destinado a rastrear infectados pela Covid-19

Como governos estão utilizando dados de localização dos celulares no combate ao coronavírus

Governo adia uso de dados de geolocalização dos celulares para monitoramento da quarentena

Covid-19: Autônomo já pode baixar aplicativo para auxílio emergencial

InfraBR: aplicativo auxilia caminhoneiros em meio a pandemia da Covid-19

Anatel suspende testes de campo do 5G por conta da pandemia do COVID-19

Mais de 3 milhões de brasileiros já baixaram aplicativo Coronavirus SUS

Coreia do Sul: contra o Covid-19, tecnologia

Médicos utilizam anéis “inteligentes” para mapear sinais de Covid-19

Recife vai monitorar localização de celulares para coordenar ações de isolamento social

Home office: o sistema MobPonto é o que sua empresa procura para registro e gestão de ponto do funcionário em teletrabalho

Covid-19: teles vão abrir WiFi e ampliar velocidade da internet

Microsoft lança mapa que demonstra o avanço do Covid-19 ao vivo

Saiba a forma correta de limpar seu celular e se proteger do coronavírus

Coronavírus: Falta de componentes deve deixar celulares mais caros

Coronavírus ameaça produção de smartphones da Apple na China

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.