Voz das Comunidades lança aplicativo para combater a desinformação sobre a Covid-19

Iniciativa de jornalismo comunitário do Complexo do Alemão possibilitará publicação de informações confiáveis em tempo real e verificação de notícias sobre o novo coronavírus

Identificando a necessidade por parte de moradores de comunidades cariocas de fontes confiáveis de informação em meio à pandemia da Covid-19, o Voz das Comunidades lançou na última semana um aplicativo inteiramente voltado para veiculação de notícias sobre o novo coronavírus. A iniciativa, de autoria do Voz das Comunidades – projeto fundado em 2005 para ser um canal de jornalismo produzido dentro da própria comunidade –, é financiada pelo Consulado dos EUA no Rio em mais um esforço para combater a desinformação como uma forma de minimizar os impactos da pandemia nas comunidades em maior vulnerabilidade social.

“Como membros da comunidade carioca, estamos comprometidos em ajudar o Rio e o Brasil no combate à Covid-19. Entendemos que apoiar vozes respeitadas das próprias comunidades em seus esforços para compartilhar informação e impedir a circulação de mitos sobre a Covid-19 é uma forma eficiente de responder a um dos mais urgentes desafios dessa pandemia: a disseminação do vírus entre as populações mais vulneráveis”, afirma o cônsul geral dos EUA no Rio, Scott Hamilton.

O aplicativo já está no ar com três grandes seções:

AO VIVO: entrega informações rápidas, em tempo real, incluindo notificações de alerta para, por exemplo, notícias urgentes ou conteúdos falsos que estejam circulando nas redes sociais.

FATOS: objetiva diretamente o combate a desinformação, apresentando notícias recentes verificadas pelo time de editores com o selo de “verdade” ou “falso” e a possibilidade de compartilhamento pelo usuário.

JORNAL: disponibiliza no app todo o conteúdo do jornal já existente, incluindo notícias sobre prevenção, pesquisas, redes de apoio, artigos de especialistas e guias informativos.

“Com o avanço do coronavírus nas favelas, percebemos que ainda há muita desinformação e notícias falsas circulando nas redes sociais. O app Voz das Comunidades chega num momento de extrema importância para os moradores de favela que não sabem o que fazer neste momento de pandemia”, conta René Silva, fundador do Voz das Comunidades.

Disponível nas versões Android e iOS, o aplicativo pode ser encontrado com o nome “Voz das Comunidades”. A expectativa para o primeiro mês é que ele seja acessado por até 30 mil pessoas, moradoras de, pelo menos, 20 favelas do Rio de Janeiro.

Fonte: Voz das Comunidades

 

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Apple e Google revelam detalhes sobre sistema de rastreamento

Coronavírus pode causar queda de 30% no mercado de celulares, alerta Qualcomm

Aplicativo australiano ‘rastreador da covid-19’ teve 1 milhão de downloads em 5 horas

Surgimento de aplicativos de monitoramento do coronavírus levanta preocupação com privacidade

Como vai funcionar o aplicativo francês destinado a rastrear infectados pela Covid-19

Como governos estão utilizando dados de localização dos celulares no combate ao coronavírus

Governo adia uso de dados de geolocalização dos celulares para monitoramento da quarentena

Covid-19: Autônomo já pode baixar aplicativo para auxílio emergencial

InfraBR: aplicativo auxilia caminhoneiros em meio a pandemia da Covid-19

Anatel suspende testes de campo do 5G por conta da pandemia do COVID-19

Mais de 3 milhões de brasileiros já baixaram aplicativo Coronavirus SUS

Coreia do Sul: contra o Covid-19, tecnologia

Médicos utilizam anéis “inteligentes” para mapear sinais de Covid-19

Recife vai monitorar localização de celulares para coordenar ações de isolamento social

Home office: o sistema MobPonto é o que sua empresa procura para registro e gestão de ponto do funcionário em teletrabalho

Covid-19: teles vão abrir WiFi e ampliar velocidade da internet

Microsoft lança mapa que demonstra o avanço do Covid-19 ao vivo

Saiba a forma correta de limpar seu celular e se proteger do coronavírus

Coronavírus: Falta de componentes deve deixar celulares mais caros

Coronavírus ameaça produção de smartphones da Apple na China

 

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.