Android ganhará novo recurso que apresenta informações sobre locais próximos

O Google começará hoje a disponibilizar o recurso Nearby para usuários do Android, seu sistema operacional para dispositivos móveis. o recurso permite que o usuário do aparelho receba informações úteis sobre locais próximos ao conectá-lo com redes WiFi ou pontos de emissão de sinal Bluetooth.

De acordo com a empresa, será possível, por exemplo, receber uma notificação para baixar o guia de áudio de uma exposição durante um passeio por um museu, ou baixar o app de uma companhia aérea quando chegar no aeroporto, por exemplo. Com o recurso, os dispositivos ainda serão capazes de identificar Chromecast próximos e fazer a configuração automaticamente.

Segundo o Google, o recurso começará a chegar aos aparelhos em algumas semanas, por meio de uma atualização do Google Play Services. Smartphones com Android 5.0 ou superior serão os primeiros a receber a novidade, que deve chegar em seguida também para dispositivos rodando Android 4.4 .

O que há por perto

Uma vez baixada atualização, ela será ativada na primeira vez que o usuário passar por um ponto que use o serviço. Para isso, é necessário que ele deixe ativada os serviços de Bluetooth e Localização do dispositivo. Na primeira utilização, os usuários receberão uma notificação para optar pelo serviço, e a partir de então receberão notificações cada vez que passarem por uma fonte emissora.

Inicialmente, algumas empresas dos EUA, como a companhia aérea United Airlines e o Broad Museum de Los Angeles, já têm funções que se aproveitam desse novo recurso. Como a API do recurso já está disponível para desenvolvedores brasileiros desde junho de 2015, é provável que em breve empresas e estabelecimentos locais também passem a utilizá-lo.

Fonte: Olhar Digital

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.