Aplicativo tenta acabar com a fome evitando desperdício de comida

Um novo aplicativo busca acabar com o desperdício de comida, especialmente por parte de restaurantes. A ideia do Flashfood, programado para ser lançado em 1º de agosto, é que consumidores possam pagar muito barato por comidas que estão perto de estourar seu prazo de validade (mas que ainda não estouraram, obviamente), evitando o desperdício.

É um problema comum em restaurantes, que normalmente acabam jogando grandes volumes de comida no lixo porque eles expiraram. De fato, a inspiração do desenvolvedor Josh Domingues foi sua irmã Paula, uma chef que recebeu, um dia, a orientação de jogar fora US$ 4 mil em frutos do mar que ainda eram perfeitamente consumíveis, mas estavam perto do vencimento. O alimento poderia saciar a fome de pessoas desabrigadas, mas a orientação foi clara: lixo.

Foi quando Domingues decidiu combater o desperdício de outra forma. O seu aplicativo gratuito tenta conectar mercados e restaurantes a clientes dispostos a pagar menos para adquirir comida próxima do vencimento, evitando que ela vá parar no lixão.

O aplicativo gratuito permite que as empresas coloquem uma foto da comida oferecendo descontos de pelo menos 50%. Os usuários do aplicativo então podem receber uma notificação avisando da oferta; eles têm a opção de criar filtros para receber avisos apenas de mercados e restaurantes próximos, ou de um tipo de comida específico. Após o “match”, é possível reservar o alimento pagando diretamente pelo aplicativo com cartão de crédito.

A ideia é boa e, realmente, pode ajudar a reduzir o desperdício de comida, mas ainda exclui os mais pobres, que não têm condições de pagar por um celular, nem ter um cartão de crédito para pagar algo pelo aplicativo. Mesmo assim, famílias com menos condições ainda podem tirar proveito do app.

A ideia, por enquanto, é válida apenas no Canadá, mais especificamente na cidade de Toronto, onde já há 15 estabelecimentos parceiros fechados com o Flashfood, mas a proposta poderia muito bem ser implementada em vários outros locais do mundo. Desperdício de comida é um problema em qualquer grande cidade do planeta.

Fonte: Olhar Digital

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.