Pesquisa da OnePoll, em parceria com a Citrix Systems, apontou que no Brasil 54% dos colaboradores preferem o home office para evitar os altos gastos com combustível. Nos EUA, o número chega a ser maior: com 57%.
Já pesquisa intitulada “O Novo Mundo do Trabalho”, encomendada pela ServiceNow, revela que trabalhadores no Brasil e México estão satisfeitos com trabalho a partir de casa. O levantamento, realizado em março pela área de Data & Intelligence da Edelman América Latina, com 1.500 pessoas que trabalham em escritórios nos dois países, aponta que tanto trabalhadores mexicanos (71%) quanto brasileiros (79%) estão satisfeitos com seus empregos atuais, situação que aumentou com o trabalho remoto. A grande maioria (oito em cada 10, em ambos os países) não querem mudar de emprego dentro do próximo ano, número considerável quando olhamos para o cenário recente da grande demissão nos EUA, tendência global que vem resultando na demissão voluntária de milhões de trabalhadores que se diziam insatisfeitos com seu trabalho.
Em ambos os países, sete a cada 10 funcionários de escritório estão trabalhando de casa por, ao menos, dois dias por semana. Para 61% dos brasileiros, o trabalho remoto melhorou satisfação com o trabalho, e para 88% sua produtividade está igual ou melhor do que no escritório físico. No México, são 59% e 91%, respectivamente.
Enquanto 82% dos entrevistados consideram que seu empregador está preparado para o retorno ao escritório, apenas 33% dos funcionários de escritório se sentem completamente à vontade para voltar ao trabalho no local imediatamente. Mais da metade (66%) dos brasileiros sente ansiedade em voltar ao trabalho presencial. No México, apesar de 79% afirmarem que consideram que sua empresa esteja preparada para o retorno ao trabalho presencial, apenas 32% se consideram preparados para o retorno.
Apesar de a maioria dos trabalhadores de escritório achar que seu trabalho é significativo, apenas metade do tempo é gasto com tarefas importantes. Segundo a pesquisa, o brasileiro dedica 48% e o mexicano compromete 40% do seu tempo a tarefas de rotina como lidar com TI ou problemas de internet e acessar dados de RH, ou até mesmo serviços manuais que poderiam ser digitalizados. São sete horas por semana gastas com isso no Brasil, e 5 no México. Reduzir essas tarefas tem impacto positivo em sua produtividade e satisfação para 85% dos entrevistados no Brasil, e para 90% no México.
Outro dado que une Brasil é México é a utilização de Inteligência Artificial no trabalho. Enquanto quase todo brasileiro (95%) espera que a tecnologia ajude a reduzir trabalhos operacionais no futuro (no México são 81%), há baixa adoção de tecnologias de IA, pois apenas 24% dos trabalhadores já utilizam Inteligência Artificial (IA) no trabalho (18% no México), mostrando o potencial para que a tecnologia aumente sua influência e ganhe espaço nos escritórios, nos próximos anos.
A IA é apontada como responsável por proporcionar mais tempo livre ao trabalhador (65% no Brasil, 67% no México), além de oferecer rastreamento de progresso mais efetivo e com menos erros, o que gera menos stress ao funcionário, segundo 56% (46% no México).
Fonte: Monitor Mercantil
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