Oferecendo experiências diferentes conforme seu público alvo, o WhatsApp e Telegram se tornaram cada vez mais populares com o passar do tempo. Atualmente, ambas as plataformas possuem uma extensa gama de recursos, incluindo lojas integradas, robôs com diversas utilidades e suporte para grandes grupos de usuários interagirem entre si. Similarmente, os aplicativos também dispõem de uma versão “Web”, voltada para os usuários que desejam utilizar a plataforma em computadores de mesa e notebooks.
A versão Web dos mensageiros reúne os recursos fundamentais presentes nos apps para dispositivos móveis. Contudo, há algumas diferenças que podem se tornas decisivas para a escolha de cada usuário, conforme seu uso e preferência.
Confira abaixo uma comparação entre as principais diferenças entre o WhatsApp e Telegram em suas versões Web.
Método de entrada
WhatsApp Web
Para utilizar o WhatsApp Web, basta já possuir uma conta castrada em um dispositivo Android ou iOS suportados e acessar o recurso por meio da aba de opções na interface do aplicativo. Nesta tela, será solicitado que o usuário escaneie um QR Code para autorizar o uso do mensageiro na plataforma desejada, que pode ser encontrado acessando o endereço web do serviço em um computador ou notebook.
Após escanear o QR Code, as conversas presentes no aplicativo do WhatsApp para dispositivos móveis estarão sincronizadas com o navegador, permitindo que o usuário continue os chats sem mais transtornos. As informações de entrada ficarão salvas no PC e, portanto, não será necessário refazer o processo. Contudo, há uma importante observação.
Logo de início, é possível encontrar uma das maiores diferenças entre as plataformas: o WhatsApp Web exige que o celular do usuário esteja sempre conectado à internet durante seu uso, além do processo tradicional de autenticação. O requerimento pode se tornar um transtorno quando, por exemplo, o usuário se encontrar com o celular sem bateria. Por outro lado, a medida pode ser vista como um reforço na segurança.
Telegram Web
O Telegram Web, por outro lado, é mais prático e exige apenas um código de acesso enviado ao celular. As conversas são armazenadas em nuvem, dispensando a necessidade de uma conexão simultânea com outros dispositivos. É possível definir uma senha para acessar a plataforma no navegador, promovendo um passo extra de segurança.
Recursos e usabilidade
A experiência de uso dos mensageiros é bastante similar em suas versões para navegador, com poucas diferenças entre si. Nesse sentido, enquanto o WhatsApp Web oferece todas as suas principais funções básicas, tais como o envio de mensagens e mídias, gerenciamento de grupos e visualização dos Status de contatos, o Telegram Web vai um pouco além, possuindo mensagens editáveis, integração de robôs automatizados nas conversas e envio de arquivos com até 2 GB de tamanho.
A disposição visual dos recursos oferecidos é a mesma em ambas as interfaces dos mensageiros, com a lista de contatos alocada na parte esquerda da tela e chat na parte direita. Aqui, há uma pequena vantagem para o WhatsApp Web no quesito personalização, já que é possível alternar a cor do plano de fundo das conversas em até 30 diferente tons.
Segurança
Embora o Telegram leve certa vantagem em seu aplicativo móvel no quesito segurança, o contrário parece acontecer em sua versão Web. O WhatsApp Web acaba se destacando por possuir encriptação ponta-a-ponta em todas as suas conversas, recurso ausente na versão para navegador de seu concorrente. Essa tecnologia de encriptação permite mais privacidade e segurança ao dificultar que as mensagens sejam interceptadas durante o uso da plataforma.
Veredito
Enquanto o Telegram Web leva vantagem nos quesitos técnicos ao oferecer uma gama mais extensa e diversificada de recursos, o WhatsApp Web se destaca ao promover uma experiência mais simples e básica com recursos extras de segurança.
O melhor serviço, no fim das contas, é o que mais se adequa as necessidades do usuário. O WhatsApp Web pode ser o mais indicado caso a experiência desejada for de simplicidade e segurança, enquanto o Telegram Web pode ser recomendado para aqueles que buscam independência do celular e acesso a mais recursos, como os canais, robôs automatizados e armazenamento em nuvem das mídias.
Fonte: TecMundo
LEIA TAMBÉM:
Telegram amplia base de usuários e já está em 45% dos celulares brasileiros
Chefe do WhatsApp diz que aplicativo é mais privado e seguro que o Telegram
WhatsApp: quais dados o Facebook irá coletar com a nova política de privacidade?
WhatsApp: beta para Android permite utilizar 4 dispositivos simultaneamente
WhatsApp deixará de funcionar em celulares com versões antigas dos sistemas Android e iOS
Saiba como aumentar a privacidade e segurança no seu aplicativo do WhatsApp
WhatsApp agora traz ‘carrinho de compra’ no aplicativo
WhatsApp permitirá vendas direto pelo aplicativo no ano que vem
Solução de pagamentos mobile israelense foca mercado brasileiro para concorrer com WhatsApp Pay