Solução de pagamentos mobile israelense foca mercado brasileiro para concorrer com WhatsApp Pay

A startup israelense PayKey anunciou que quer trazer para o Brasil sua solução de pagamentos instantâneos mobile que funciona em qualquer aplicativo, de forma a concorrer com o WhatsApp Pay por aqui. De acordo com a companhia, conversas já estão acontecendo com instituições financeiras nacionais para angariar parceiros que permitam o funcionamento da tecnologia por aqui, diante da aproximação da plataforma que ainda deve ser liberada pelo próprio mensageiro.

O anúncio não trouxe mais detalhes, mas evidencia as vantagens da solução, que conta com investimento da também brasileira Mindset Ventures. A ideia da PayKey é adicionar um botão ao teclado dos smartphones para permitir que a transferência de dinheiro e a realização de pagamentos seja feita a partir de qualquer app de mensagens, incluindo não apenas o WhatsApp, mas também Telegram, Twitter, TikTok, Facebook Messenger e Instagram.

O apoio dos bancos, claro, é necessário para que a transação aconteça. Segundo a startup, não é necessário cadastrar um cartão de crédito nem acessar o aplicativo da instituição, com toda a negociação acontecendo diretamente na interface da PayKey, uma solução que já funciona em 12 países da Europa, América Central e Ásia.

PayKey funciona a partir de um botão no teclado dos smartphones, permitindo que transferências e pagamentos aconteçam sobre qualquer aplicativo de mensagens
(Imagem: Divulgação/PayKey)

Segundo Daniel Ibri, CEO da Mindset Ventures, a vinda da PayKey ao Brasil se tornou mais relevante com o anúncio do WhatsApp Pay, que apesar de próximo, ainda enfrenta alguns desafios regulatórios. “O produto se torna estratégico para bancos que queiram se digitalizar e permitir que seus clientes façam transações de forma simples, através dos aplicativos sociais habituais”, completa.

A startup chama atenção, além da versatilidade, ao investimento em segurança, com os dados dos envolvidos em uma transação sendo compartilhados apenas entre os bancos de ambos. No WhatsApp Pay, as informações são transportadas pelo Facebook, que também restringe as transferências apenas entre usuários da própria plataforma e a partir de cartões de crédito ou débito, que também não são necessários na solução da startup.

Nomes como Santander e MasterCard já fazem parte da empreitada internacional da PayKey, mas por enquanto, não existem informações sobre eventuais parceiros no Brasil. Uma data para lançamento da solução, também, não foi revelada.

Fonte: CanalTech

LEIA TAMBÉM:

PIX: sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central será gratuito para pessoas físicas

WhatsApp Pay: Visa e Mastercard são autorizadas pelo Banco Central a retomar testes com o app

Banco Central e Cade barram pagamentos pelo aplicativo do WhatsApp

WhatsApp libera pagamentos e envio de dinheiro em seu aplicativo para o Brasil

Pagamento via aplicativo do WhatsApp chega ainda este ano ao país

Saiba como usar seu celular Android para realizar pagamentos em lojas físicas

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.