Semana de 4 dias: conheça algumas empresas brasileiras que aderiram ao programa

No início do mês, mais de quinze empresas brasileiras passaram por um teste para a implantação da jornada semanal de apenas quatro dias de trabalho. A iniciativa surgiu de uma parceria entre a organização sem fins lucrativos 4 Day Week Global, que conduz testes globais sobre a carga horária reduzida, e a brasileira Reconnect Happiness at Work.

As companhias se inscreveram para o experimento em agosto. Neste mês, iniciaram um treinamento para a implementação, que dura alguns meses. O teste começa apenas em dezembro ou janeiro, a depender da empresa.

O modelo a ser implementado nas participantes será do tipo 100-80-100: 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade.

Indicadores como estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e turnover (rotatividade) serão os fatores avaliados ao final do experimento.

A universidade americana Boston College elaborou a metodologia da iniciativa e cuidou das pesquisas antes do início do experimento, assim como de análises após três meses da implementação e ao fim do piloto.

Com isso, a expectativa é garantir a acurácia dos dados para que as empresas possam definir se seguirão com a semana de quatro dias. Nem todas as empresas que aderiram ao programa quiseram ter seus nomes divulgados.

Conheça algumas das empresas:

  1. Editora MOL
  2. Smart Duo
  3. T4S – Thanks for Sharing Comunicação
  4. GR ASSESSORIA CONTABIL
  5. Brasil dos Parafusos
  6. Abaeterno
  7. Plonge
  8. Haze Shift Consultoria
  9. Oxygen Experiências, Capacitação e Conteúdo em Inovação
  10. Alimentare Nutrição e Serviços
  11. PiU Comunica
  12. Innuvem
  13. Inspira
  14. Clementino e Teixeira Advocacia
  15. Hospital Indianópolis

A 4 Day Week firmou ainda uma parceria com a empresa de coworking WeWork para que as participantes contem com o benefício Workpass, que dá acesso a mais de 30 prédios da empresa no país e mais de 500 parceiros em todos os estados brasileiros, sem taxa de adesão ou custo nos primeiros meses do teste.

Nova pesquisa da WeWork com a Page Outsourcing mostra que grande parte dos brasileiros (73%) acreditam que uma semana de 4 dias de trabalho melhoraria sua produtividade, como consequência da redução do estresse, e aumentaria a lealdade à empresa, diminuindo também as faltas.

Fonte: O Globo

LEIA TAMBÉM:

Os tipos de trabalho que em breve poderão se beneficiar da semana de 4 dias

Portugal iniciou o projeto de 4 dias de trabalho na semana; veja como funciona

Projeto no Reino Unido testa efetividade da jornada de trabalho com 4 dias na semana

Esta entrada foi publicada em Empresas e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.