O Google dispõe de uma função que ajuda a combater o spam nas ligações telefônicas. O recurso de chamada verificada no Android está disponível no aplicativo Telefone do Google para dispositivos que executam Android 9 Pie ou superior. Dessa maneira, toda vez que o usuário receber uma ligação comercial, o nome, a logomarca e até uma breve descrição sobre o motivo do contato deve aparecer na tela inicial.
A proposta do Google é reduzir o número de fraudes e tentativas de golpe, evitando assim que as pessoas atendam ligações indesejadas. O recurso de chamada verificada no Android também vai trazer mais segurança para as empresas, pois ao aderir ao programa, elas vão aparecer como verificadas nos dispositivos dos clientes, aumentando assim as chances da chamada ser atendida.
Como usar o discador Google
Passo 1: Faça o download do app Telefone do Google na Play Store.
Passo 2: Depois de baixar o aplicativo, toque em “Defina como padrão” para confirmar a operação.
Passo 3: Pronto! Feito isso o Telefone do Google será seu discador padrão. Por meio dele você conseguirá realizar ações como bloquear spam, verificar as chamadas antes de atender e ainda favoritar os números mais usados.
Passo 4: Para realizar ações como bloquear ligações indesejadas, basta clicar em cima do número desejado e marcar a opção “Bloquear”. Em seguida clique em “Permitir”. Dessa maneira os números bloqueados não serão mais capazes de realizar chamadas e enviar mensagens de texto para o seu smartphone.
Como funciona a chamada verificada no Android?
Depois de instalar o aplicativo, toda vez que o usuário receber uma ligação comercial no smartphone, um ícone azul vai ser exibido. Na tela inicial será mostrado também o nome da empresa que está ligando, o número do telefone, logotipo e outras informações referentes ao motivo da chamada.
Dessa forma, antes de atender uma ligação, o usuário saberá se a empresa que está ligando é legítima ou se é apenas uma tentativa de spam. Isso vai evitar que muita gente rejeite chamadas importantes, pois saberão a origem e a razão da ligação. A função está sendo liberada em diferentes locais, e inicialmente vai funcionar no Brasil, Estados Unidos, México, Espanha e Índia. O identificador de chamadas será ativado como padrão no Android e substitui o discador do fabricante do seu smartphone.
De acordo com dados da ESET Security Report, 60% das empresas da América Latina se preocupam com o acesso indevido à informação e 55% temem o roubo de informações. Segundo Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina, os ataques de golpes telefônicos aumentaram muito durante a pandemia. “Foram registrados casos de golpes telefônicos em que se fazem passar por organizações ou instituições bancárias para roubar dados pessoais e dinheiro”, comenta Gutiérrez.
As empresas interessadas em participar do programa precisam cadastrar os dados previamente nos servidores do Google. Só assim será possível repassar as informações comerciais para os usuários.
A proposta do Google ao viabilizar a chamada verificada no Android é beneficiar tanto as empresas quanto os clientes, evitando que eles sejam prejudicadas pelas tentativas de fraudes.
Fonte: Showmetech
LEIA TAMBÉM:
Google remove aplicativos maliciosos que afetaram mais de 10 milhões de usuários
Spyware para Android se passa por aplicativos famosos para roubar dados
Google bloqueou a instalação de quase 2 bilhões de malwares no Android em 2019
Onda de furto de carros por hackers ocorre em Londres e pode chegar ao Brasil
Malware é identificado em celular subsidiado pelo governo americano
Malware em teclado de celulares Android faz compras sem a permissão do usuário
Malware já afetou 45 mil celulares Android e não desaparece nem com restauração de fábrica
Hackers atacam usuários de celulares Android com técnicas de phishing por SMS
Malware para Android faz com que hackers invadam seu celular e seu roteador