Malware é identificado em celular subsidiado pelo governo americano

Imagem de: Malware é encontrado em celular subsidiado pelo governo americano

Um celular de baixo custo subsidiado pelo governo americano está sendo comercializado com dois malwares pré-instalados, um deles quase impossível de ser removido. A descoberta foi feita pela empresa de segurança Malwarebytes, que revelou o problema no último dia 9.

O smartphone em questão é o UMX U683CL, vendido para a população de baixa renda pela operadora Virgin Mobile com subsídio do programa federal Lifeline Assistance, criado pela Comissão Federal de Comunicações (FCC) em 1985 com o objetivo de tornar acessíveis os serviços de comunicação.

Auto-identificado como Wireless Update, o Android/PUP.Riskware.Autoins.Fota.fbcvd é um dos arquivos maliciosos relatados pela companhia, cuja função é realizar a atualização do sistema operacional. No entanto, ele também instala aplicativos automaticamente, mesmo sem a autorização do usuário.

A remoção do malware é impossível em um dos casos. (Fonte: Malwarebytes/Reprodução)

O outro malware identificado é o Android / Trojan.Dropper.Agent.UMX, que funciona agregado ao app de Configurações do dispositivo, tornando a sua remoção praticamente impossível, a não ser que o proprietário esteja disposto a inutilizar o celular. Conforme os relatos, ele leva à exibição de anúncios em tela cheia, mesmo com o display bloqueado.

Riscos

Segundo a Malwarebytes, os dois arquivos maliciosos podem ser usados para distribuir uma série de golpes virtuais, como por exemplo levando o usuário a páginas falsas, facilitando o roubo de dados.

A empresa informou também que os programas, do tipo cavalo de troia, parecem ter origem chinesa, guardando semelhanças com aplicativos desenvolvidos pela Adups, acusada de coletar dados sem consentimento, e revelou ter entrado em contato com os responsáveis pelo programa, não obtendo respostas até o momento.

O UMX U683CL é um celular de origem chinesa, equipado com Android Go, processador Snapdragon 210, 1 GB de memória RAM, tela LCD de 5 polegadas e bateria de 2.000 mAh. Subsidiado pelo governo, ele custa US$ 35 (R$ 144,60 em conversão direta, pela cotação atual).

Fonte: TecMundo

 

LEIA TAMBÉM:

Malware em teclado de celulares Android faz compras sem a permissão do usuário

Malware já afetou 45 mil celulares Android e não desaparece nem com restauração de fábrica

Hackers atacam usuários de celulares Android com técnicas de phishing por SMS

Malware para Android faz com que hackers invadam seu celular e seu roteador

Encontrar bugs no sistema de um celular pode te fazer milionário; saiba como funciona

Aplicativos pré-instalados tornam Android vulnerável, sugere estudo

Ataque no Android utiliza cartão micro SD para atacar celular da vítima

Ataques que ‘sequestram’ smartphones Android cresceram no ano passado

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.