A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou os resultados de sua pesquisa anual de tecnologia bancária. Entre os dados apontados estão que 63% das operações bancárias foram feitas em canais digitais. Só os celulares corresponderam a 44% do total de transações do setor em todo o Brasil em 2019.
A pesquisa da entidade foi realizada pela Deloitte sobre o ano de 2019 e aponta que o investimento do setor em tecnologia cresceu 48% na comparação com 2018. O volume de transações cresceu 11% em 2019, com um total de 89,9 bilhões de operações, sendo que 44% delas, 39,4 bilhões, foram realizadas em celulares.
“O mobile banking transformou-se em uma expressiva porta de entrada para a inclusão financeira de milhões de brasileiros pela possibilidade de carregar no bolso e acessar, em qualquer hora ou local, serviços antes restritos a agências bancárias”, afirmou o diretor da entidade Gustavo Fosse.
Salto significativo
O número de operações feitas pelo celular cresceu 41% entre 2018 e 2019, com aumento em todos os tipos de transações analisadas pela pesquisa, incluindo investimentos, empréstimos, transferências, pagamentos de contas, contratação de seguros e até depósitos.
Outro crescimento identificado no relatório foi o de contas abertas pelo celular, de 66% em 2019, com um total de 6,5 milhões. Além disso, usuários do mobile banking costumam abrir seus aplicativos em média 23 vezes ao mês.
A pesquisa foi feita com a participação de 22 dos principais bancos brasileiros e é realizada todos os anos pela entidade. Os dados dos últimos relatórios pode ser consultados na página da Febraban.
Fonte: CanalTech
LEIA TAMBÉM:
Trojan bancário se passava por aplicativo de segurança na Google Play Store
Google Assistente passa a integrar com aplicativos do BB, Nubank, iFood e Rappi
WhatsApp libera pagamentos e envio de dinheiro em seu aplicativo para o Brasil
Após reclamações, Caixa atualiza aplicativo para movimentação do auxílio emergencial
Caixa passa a permitir saque digital do FGTS pelo aplicativo