Microsoft Edge vai bloquear aplicativos potencialmente indesejados

Pensando em aumentar a segurança dos usuários, a Microsoft está testando um novo recurso que deve chegar ao Edge em breve para bloquear os downloads de programas indesejados, conhecidos como “crapwares” e que, em geral, são executados automaticamente, sem a permissão do usuário, podendo atrapalhar a navegação.

Encontrada na versão beta do Edge, a funcionalidade evita que barras de ferramentas sejam instaladas sem a sua autorização, que notificações insistentes apareçam e também bloqueia extensões lotadas de anúncios e mineradores de criptomoeda, entre outros. Tudo isso é bloqueado quando sites suspeitos são visitados pelo usuário.

O recurso chega para se juntar a outras funções de proteção presentes no Edge, como o filtro SmartScreen, cuja função é detectar tentativas de phishing e a atuação de malwares nas páginas visitadas. Este filtro também conta com um bloqueio de downloads mal-intencionados, que pode ser ativado quando o internauta desejar.

A nova função já aparece na versão beta do Edge. (Fonte: Twitter/Amitai Rottem)

A novidade, que poderá ser oferecida para todos os usuários do navegador, caso chegue à próxima versão estável dele, é a mesma encontrada no Microsoft Defender Advanced Threat Protection, programa utilizado por clientes corporativos da gigante de Redmond.

Ativação manual

De acordo com o The Verge, o novo recurso do Microsoft Edge não virá ativado por padrão, sendo necessário habilitá-lo nas opções de privacidade e segurança do navegador.

A ferramenta, descrita pela companhia como uma função para bloquear downloads que não possuem boa reputação e podem causar comportamentos inesperados, deve ser ativada na opção “Bloquear aplicativos potencialmente não desejados”, bastando acionar a chave ao lado.

Por enquanto, não há informações sobre os critérios utilizados pela empresa para estabelecer qual app e/ou site será considerado perigoso e prontamente bloqueado pela função.

Fonte: TecMundo

 

LEIA TAMBÉM:

Malware é identificado em celular subsidiado pelo governo americano

Malware em teclado de celulares Android faz compras sem a permissão do usuário

Malware já afetou 45 mil celulares Android e não desaparece nem com restauração de fábrica

Hackers atacam usuários de celulares Android com técnicas de phishing por SMS

Malware para Android faz com que hackers invadam seu celular e seu roteador

Encontrar bugs no sistema de um celular pode te fazer milionário; saiba como funciona

Aplicativos pré-instalados tornam Android vulnerável, sugere estudo

Ataque no Android utiliza cartão micro SD para atacar celular da vítima

Ataques que ‘sequestram’ smartphones Android cresceram no ano passado

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.