Ataques que ‘sequestram’ smartphones Android cresceram no ano passado

Ataques de ransomware, ameaças que “sequestram” celulares, estão cada vez mais comuns no Android. De acordo com dados divulgados pela empresa de segurança Avast, esse tipo de golpe aumentou 72% no terceiro trimestre do ano passado, e mais 116% nos três meses finais de 2017.

Esse tipo de ataque ainda é mais comum em PC do que em smartphones, mas eles acontecem com cada vez mais frequência em dispositivos com Android, conforme a Avast mostrou em um levantamento.

Quando instalados no celular da vítima, esses malwares conquistam permissões de administrador no dispositivo e bloqueiam acesso a dados e aplicativos, e muitas vezes só liberam o uso do smartphone caso seja feito um pagamento em criptomoedas.

Para chegar a celulares, hackers usam golpes de phishing e táticas de engenharia social. Uma das maneiras de fazer com que uma pessoa tenha o celular “sequestrado” é a partir de um aplicativo aparentemente legítimo, que acaba sendo instalado por uma pessoa esperando que ele beneficie de alguma forma o uso do dispositivo.

Outras maneiras de enganar pessoas é com o uso de links maliciosos que são enviados via e-mail, mensagens de texto ou aplicativos de mensagens como WhatsApp, além de solicitações falsas de atualização ou plugins que supostamente precisam ser instalados no smartphone.

Fonte: Olhar Digital

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.