Saiba por que 13 anos é a idade mínima para a criação de uma conta no aplicativo WhatsApp

 

Ou seja, quem definiu essa idade não foi o Google ou Facebook, mas uma autoridade federal. Ainda assim, é impossível afirmar que toda criança, a partir dos 13 anos, terá maturidade suficiente para entrar de cabeça no mundo virtual. É verdade, a gente sabe que a maioria delas começa muito mais cedo, mas será que vale a pena? Cada criança evolui de forma diferente e, nesse sentido, o amadurecimento pode ser algo bastante subjetivo e impossível de ser generalizado.

Recentemente, o Google foi alvo de investigações do Ministério Público Federal por conta de como trata os dados de crianças usuárias do YouTube. Enquanto há uma infinidade de conteúdo para os pequenos e até produzido por muitos menores na plataforma, os os termos de uso do YouTube dizem que o usuário deve ser maior de 18 anos, ser emancipado ou ter autorização de adultos responsáveis. Mas as autoridades alegam que não há qualquer processo de verificação; ou seja, certamente tem criança usando o serviço e tendo suas informações coletadas sem o devido consentimento legal. Engraçado é que nos Estados Unidos o YouTube enfrenta uma investigação bastante parecida.

Fonte: Olhar Digital

 

Leia também:

Falha em aplicativo do Facebook permitiu que crianças acessassem bate-papos não autorizados

Especialista alemã defende que smartphones sejam proibidos para crianças

Aprenda a controlar os aplicativos que as crianças podem baixar

Celular para criança: Saiba com que idade ela pode ganhar seu primeiro smartphone

Aplicativo do Google permite criar conta para crianças com menos de 13 anos

Dicas para configurar um celular ou tablet Android para crianças

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.