Novo aplicativo do Google foi desenvolvido especialmente para deficientes visuais

O Google vem conquistando resultados significativos com sua visão computacional, aprendizagem de máquina e inteligência artificial (IA), como podemos comprovar no anúncio das Google Lens, durante o Google I/O 2018. Agora, a companhia anuncia um outro projeto que deve ajudar bastante os deficientes visuais: o Lookout, que basicamente “mapeia” e verbaliza o que há nos arredores, de forma interativa com o usuário.

Projetado inicialmente para os smartphones Pixel, o Lookout funciona com o aparelho pendurado no pescoço ou no bolso de uma camisa, desde que a câmera traseira fique posicionada para a visão frontal do usuário. O aplicativo consegue reconhecer textos, placas de sinalização, pessoas, objetos e outros elementos.

Em seguida, ele pode notificar onde estão essas coisas via áudio. Uma das coisas que chama a atenção é a acessibilidade, que pode ser feita batendo com a mão no dispositivo, como se você estivesse chamando alguém na porta de casa. Confira o vídeo de demonstração abaixo:

Quatro diferentes modos de distribuição de informações

A descrição dos elementos ao redor das pessoas pode ser mais eficiente segundo seu contexto. O Google compreende isso e ajustou o Lookout para funcionar em quatro diferentes frentes:

  • Home: notificações sobre objetos e locais de seu lar, como onde está o sofá, a cama ou os talheres na cozinha
  • Work and play: mensagens sobre o trajeto e a composição de ambientes como o seu trabalho ou um shopping center, a exemplo de onde ficam as escadas ou elevador
  • Scan: basta tirar uma foto de um texto ou imagem para que o Lookout faça uma descrição em áudio
  • Experimental: para recursos que ainda estão em desenvolvimento

google lookout

Vale lembrar que a Microsoft também vem trabalhando em projetos semelhantes, com o Seeing AI e o SoundScape — que, aliás, poderiam transformar o Lookout em uma ferramenta ainda mais poderosa se usados em conjunto.

O app do Google deve estar disponível para os usuários dos Pixel Phones até o final deste ano. Ainda não há previsão de distribuição para outros aparelhos Android.

Fonte: TecMundo

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.