Encontra-se endividado? Aplicativos auxiliam na renegociação dos débitos

Não há nada mais constrangedor a um consumidor do que receber cobranças diariamente. Cartas, ligações no telefone residencial e no celular são comuns, isso quando as empresas de cobranças ligam no local de trabalho para tentar renegociar o débito. Situações como essas são reflexo do alto índice de inadimplência impulsionada pela crise econômica e pelo desemprego. E foi pensando em facilitar a vida do consumidor e alavancar as renegociações de débitos que a Tasken, desenvolveu o aplicativo Debt.

Com ele o consumidor tem a liberdade de escolher o momento mais oportuno para quitar seu débito e limpar o nome, além de minimizar o vexame de ser cobrado o tempo todo. Segundo André Rebitte, diretor da Tasken, desenvolvedora do aplicativo, a ideia não é nova, mas torna menos traumática a quitação dos débitos. “A ideia do aplicativo surgiu para dar a possibilidade do cliente negociar sozinho, usando o aplicativo, na hora em que preferir, e não tendo que falar na hora em que receber uma chamada telefônica, em horários geralmente inconvenientes”, disse ele.

Com investimento de R$ 500 mil e desenvolvido internamente, uma vez que a Tasken cria diversos softwares para empresas de cobrança, o aplicativo ajuda não só o consumidor, ele é ferramenta aliada para empresas que tem o difícil papel de cobrar uma dívida e conseguir que ela seja quitada. “A empresa que contrata o Debt, geralmente um credor ou uma empresa de cobrança, disponibiliza através da plataforma Debt propostas de negociação, ou seja, opções predeterminadas de pagamento, para uma seleção de devedores”, explicou Rebitte.

O consumidor que acessar o aplicativo de renegociação e tiver qualquer dúvida em relação aos valores e a proposta de quitação feita pela empresa, pode solicitar atendimento na própria plataforma. “O consumidor poderá usar o aplicativo para falar via chat com as empresas ou solicitar uma ligação – call-back”.

A Tasken espera grande adesão de seus clientes ao aplicativo Debt. “Estimamos que, até março de 2017, 80% da nossa base de clientes esteja utilizando o Debt”. Como já mencionado, existem boa opção de apps para ajudar o consumidor na renegociação dos débitos atrasados. Vejam quais são:

Recovery

Disponível em iOS e Android o Recovery foi desenvolvido para que o consumidor renegocie suas dívidas de forma simples. Outra funcionalidade do app é gerar a carta de quitação dos débitos com os credores, documento importante ao consumidor.

PagoSim

Mais do que negociar com os credores valores em aberto, com o PagoSim o consumidor que está organizando as finanças consegue saber em tempo real o valor atualizado do débito. Outra função do app é analisar as contas do endividado e categoriza-las por prioridades, além de oferecer serviço de crédito ao usuário.

Serasa Consumidor

O app do Serasa permite que o consumidor verifique se o seu nome está na lista de inadimplentes. Na plataforma o consumidor pode gerar boletos para pagamento ou pesquisar o canal de contato da empresa credora. Outro serviço disponível no aplicativo  Serasa Consumidor é o monitoramento do CPF. Com ele, relatórios periódicos são enviados ao consumidor e ajuda na prevenção de fraudes, como compras feitas por terceiros, por exemplo.

Fonte: Tecnologia – iG

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.