Saiba como identificar a versão do seu Android e atualizar o smartphone

Emily Canto Nunes/iG São Paulo

O grande número de versões do sistema operacional do Google é um dos principais motivos para confusão dos usuários. Mesmo com atualizações frequentes, nem todos os modelos recebem as correções imediatamente. Dependendo do modelo ou da fabricante, o usuário pode esperar meses para usar conseguir atualizar o Android. Ainda pior, alguns modelos não são compatíveis com as versões mais recentes e deixam de receber atualizações com o tempo.

O primeiro modelo a atualizar o Android logo após o lançamento é o Nexus. A linha usa versões puras do sistema operacional, isto é, não sofrem modificações das fabricantes, como a inclusão de aplicativos e mudanças na interface. Quanto antes a atualização é feita, mais rápidas são as correções de defeitos e os lançamentos de novos recursos.

Atualmente, o sistema operacional do Google conta com dez versões principais e diversas atualizações secundárias. Entre as versões mais recentes, o Android 6.0 (Marshmallow) e suas variáveis conta com cerca de 10,1% dos usuários. O Android 5.0 (Lollipop) ainda concentra 35,4% do público do sistema operacional. Enquanto isso, a quarta geração do Android (KitKat, Jelly Bean e Ice Cream Sandwich) atende mais da metade dos usuários, com 52,4%.

Android - Identificação de versão

Para identificar qual versão o celular está usando, basta acessar a área de “Configurações” e clicar em “Sobre o Telefone” (em alguns modelos, o nome do menu pode ser um pouco diferente). Em seguida, localize o campo “Versão do Android“.

Na mesma seção, é possível verificar se há alguma atualização disponível para o Android. Selecione “Atualização de Android” e aguarde a busca por novas versões. O sistema utiliza a internet para realizar a atualização. Portanto, o ideal é usar uma rede Wi-Fi em vez de uma conexão 3G ou 4G, para evitar um consumo elevado da franquia.

Algumas fabricantes também oferecem programas para computador que realizam a atualização do sistema. Entre os programas oferecidos estão o Samsung Kies, o LG Mobile Support Tools e Sony Companion. Depois de baixar e instalar o aplicativo, conecte o smartphone ao computador. O procedimento de cada programa é diferente, mas todos exibem ícones relacionados a atualização do sistema.

Fonte: Ig Tecnologia

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.