Conheça o smartphone que quase fez a Apple deixar de vender o iPhone

Divulgação/Shenzhen Baili

Fora da China, poucos conhecem a Shenzhen Baili Marketing Service Co, uma fabricante de smartphones. Porém, ela foi a responsável pela breve suspensão das vendas dos iPhones 6 e 6 Plus no país durante algumas horas em maio, de acordo com uma reportagem da Bloomberg.

O Departamento de Propriedade Intelectual de Pequim deu vitória para Shenzhen Baili em uma disputa de patente de design. A acusação é que a Apple teria infringido patentes ao criar os modelos 6 e 6 Plus do iPhone e, por isso, as vendas deveriam ser suspensas. Porém, a marca americana recorreu da decisão e os aparelhos continuam à venda na China. O país é o maior mercado da Apple fora dos Estados Unidos.

O site CRI fez um breve comparativo dos smartphones, destacando as diferenças visuais mais aparentes nos dois produtos. Veja abaixo.

Reprodução/CRI

De acordo com o Wall Street Journal, “Shenzhen Baili” pode ser um outro nome para a Digione, uma startup de fabricação de smartphones similar à Xiaomi. Segundo fontes de jornal, o Baidu, conhecido como Google da China, é um dos grandes investidores da empresa desde 2013.

Não é a primeira briga judicial da Apple por patentes na China. A companhia teve que pagar 60 milhões de dólares para obter a marca iPad no país e há também uma batalha contra uma empresa que faz cadernos, bolsas e carteiras com o nome IPHONE.

No Brasil, a Apple ainda luta contra a Gradiente, que detém o nome da marca iPhone e chegou até a lançar smartphones com esse nome por aqui.

Fonte: Exame

 

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.