Como aumentar o sinal WiFi da sua casa com uma garrafa Pet

A rede WiFi pode facilitar muito a nossa vida, desde que ela funcione corretamente. Algumas vezes a força do sinal não é suficiente para chegar até todos os cômodos da casa. O ideal sempre é procurar posicionar o roteador em um ponto central, e o mais alto possível para favorecer a propagação das ondas. Entretanto, nem sempre isso é possível.

Antes de investir em equipamentos caros e que talvez não consigam resolver o problema definitivamente, você pode tentar algo simples e barato que não vai tomar mais que alguns minutos do seu tempo.

Você sabia que aumentar o sinal da sua rede WiFi pode ser mais simples do que você imagina? Nós vamos criar um amplificador de sinal utilizando uma garrafa PET, papel alumínio e um clipe de papel.

Lista de materiais

  •          Garrafa PET;
  •          Papel alumínio;
  •          Clipe de papel;
  •          Cola em bastão;
  •          Estilete, tesoura, alicate e cola quente.

As antenas dos roteadores são omnidirecionais, ou seja, elas transmitem o sinal para todos os lados. A ideia desse projeto é criar uma espécie de defletor que vai direcionar o sinal para os pontos em que a rede da sua casa pode não estar chegando com força suficiente.

Montando o defletor

A primeira parte da montagem é criar o defletor. Para isso, vamos cortar a garrafa PET com o estilete e remover a parte em que fica o rótulo. Esse local possui as dimensões exatas para a nossa antena, além de não possuir ranhuras ou dobras desnecessárias.

Feito isso, vamos dividir a parte ao meio: assim teremos material suficiente para construir dois defletores.

Agora vamos colar o papel alumínio na parte interna do plástico.

Para isso, basta passar a cola em bastão na parte interna do defletor e pressionar a peça sobre uma folha de papel alumínio. Cuidado para o plástico não envergar na hora da colagem!

Para prender as bordas de papel alumínio do lado externo, é possível utilizar um pouco de fita adesiva: isso deve dar um pouco mais de firmeza ao conjunto.

Suportes do defletor

Para construir os suportes do defletor, nós vamos utilizar clipes de papel, daqueles grandes. É só esticar o arame até que ele fique reto.

Depois, pegamos o alicate novamente e enrolamos o centro dele para que fique compatível com a antena.

Precisaremos fazer isso duas vezes.

Para prender os arames no defletor, vamos medir quatro furos, cerca de 1 cm a partir das bordas, e fazer um pequeno furo com o estilete.

Completamos o processo passando os dois arames pelos furos, um por cima e um por baixo.

O ideal é que a antena fique a aproximadamente 3 cm do centro do defletor.

Para finalizar, alguns pingos de cola quente em cada extremidade do arame devem ser suficientes para fixar bem o conjunto.

Pronto! Agora é só repetir o processo para as outras antenas do roteador.

Pode ser necessário regular a posição correta das antenas e direcionar o sinal para o lado que você quer ter mais intensidade. Vale lembrar que esse processo torna as antenas mais direcionais, ou seja, o sinal será mais concentrado em apenas uma direção.

Fonte: TecMundo

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.