73,8% das empresas no Brasil querem adotar home office após pandemia

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Cushman & Wakefield, 73,8% das empresas multinacionais que atuam no Brasil pretendem adotar o home office como prática definitiva no país, após a pandemia da Covid-19. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com 122 executivos que trabalham nessas companhias.

A decisão de manter o home office para parte da força de trabalho, se deve ao fato de que a prática foi bem avaliada em nosso país. Apenas 2,5% dos executivos enxergaram a experiência como totalmente negativa. Para outros 13,1%, houve mais pontos negativos, que positivos.

Já para 25,4% dos executivos, a experiência do teletrabalho foi totalmente positiva, enquanto outros 59% puderam perceber mais pontos positivos, que negativos.

Se você foi pego de surpresa, por causa da quarentena, e tem trabalhado em casa, pode estar enfrentando alguns desafios. A seguir, temos algumas dicas para você melhorar seu ambiente de trabalho em casa.

Home office: o sistema MobPonto é o que sua empresa procura para registro e gestão de ponto do funcionário em teletrabalho

Dicas para melhorar o home office

Trabalhar em casa requer dos funcionários, sobretudo, alta capacidade de comunicação. Nesse cenário, onde reuniões ocorrem à distância, é necessário adotar algumas medidas para que a comunicação entre os colaboradores flua da melhor fora possível. Confira as dicas!

Tecnologia de videoconferência

Para as empresas que utilizam videoconferências, ao invés de comunicação unicamente por voz, a escolha da plataforma vai impactar todos os funcionários envolvidos. Por isso, é importante que a plataforma se adeque às necessidades da empresa e de quem vai permanecer em casa, onde, nem sempre, os trabalhadores contam com uma infraestrutura de rede de alta qualidade.

Os equipamentos utilizados

Para os trabalhadores que usam laptops, é importante salientar que câmeras e microfones embutidos nesses equipamentos podem não ser as melhores opções para captar vídeo e áudio. Nesse sentido, adquirir uma webcam e um headset de boa qualidade pode fazer a diferença em uma comunicação otimizada.

Acústica

Adquirir bons equipamentos vai ajudar, mas o ambiente também precisa estar preparado para não gerar eco. Se o escritório estiver vazio, preencha-o com móveis, cortinas, carpetes, etc. Isso ajuda a absorver o som e evitar ruídos indesejáveis.

As dicas são do executivo Rubens Branchini, diretor comercial da ES Tech, empresa especializada em soluções para diferentes tecnologias e operações de empresas.

Fonte: TecMundo

LEIA TAMBÉM:

Facebook espera que metade da sua equipe trabalhe em home office na próxima década

Trabalhando em home office? Confira 5 dicas para melhorar suas videochamadas

Está trabalhando de home office na quarentena? Conheça seus direitos e deveres

7 coisas que todos precisam saber sobre home office

O impacto do home office e tele-educação em tempos de confinamento

Confira 5 dicas para que não se distraia com o celular durante o home office

Home office: o sistema MobPonto é o que sua empresa procura para registro e gestão de ponto do funcionário em teletrabalho

Esta entrada foi publicada em Empresas e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.