5 celulares da Nokia irão receber o novo sistema Android 13

A Nokia confirmou que cinco celulares da empresa receberão o Android 13 em breve. Os dispositivos Nokia X20, Nokia X10, Nokia XR20, Nokia G50 e Nokia G11 Plus serão os contemplados com o sistema operacional mais recente do Google.

O mais relevante dessa lista, em termos de configurações e relevância, é o Nokia X20. O aparelho tem tela 6,67 polegadas, com resolução de 1080 x 2400 pixels, 8 GB de RAM, 128 GB de armazenamento, câmera principal de 64 megapixels e bateria de 4470 mAh. O problema principal dele é o processador, um simples Snapdragon 485 G.

Os demais aparelhos têm configurações inferiores ao X20, principalmente em relação ao processador e memória RAM. Embora sejam considerados intermediários, todos estão aptos a rodar o Android 13 sem muita dificuldade, afinal o sistema operacional funciona até em celulares mais básicos.

Curiosamente, celulares mais recentes, como o Nokia X30 e o Nokia G60, não estão marcados com o suporte para o Android 13. Ainda não está claro se a empresa vai estender a atualização para tais modelos ou se apenas os cinco já mencionados serão premiados.

Uma das vantagens dos aparelhos da Nokia é o uso de um Android praticamente puro, sem tantas modificações como fazem Samsung e Xiaomi, por exemplo. A empresa insistiu muitos anos no uso de um sistema operacional próprio, o Symbian, que acabou não acompanhando a evolução tecnológica e tornou-se defasado perto dos concorrentes do Google e da Apple.

Quando chega o Android 13 aos celulares da Nokia?

A empresa não disse quando os aparelhos serão atualizados, mas não deve demorar tanto. Como o Android 13 foi lançado mais cedo em 2022, as fabricantes de celulares tiveram mais tempo para tornar o sistema operacional adaptados aos seus modelos.

A popular fabricante de celulares já teve modelos de sucesso no passado, mas anda bem distante do topo há uma década. Atualmente, a Nokia figura como coadjuvante no mercado, concorrendo principalmente com aparelhos intermediários de marcas como Motorola, LG e Blackberry.

Embora esses smartphones tenham configurações modestas, a Nokia não quer deixá-los defasados em termos de software. A chegada do Android 13 garante mais um ano de aplicativos atualizados e recursos de ponta do Google.

Fonte: CanalTech

LEIA TAMBÉM:

Asus: veja o cronograma de atualização dos celulares da empresa para o Android 13

Sistema operacional: o que podemos esperar do Android 14?

Android 13: conheça os celulares que podem ser atualizados via ROM

Android 13: sistema é lançado de forma oficial pelo Google

Android 13 pode chegar só em setembro, segundo boletim do Google

Android 13 conseguirá ler arquivos maiores que 4 GB de forma nativa graças ao exFAT

Google testa novo visual do aplicativo de buscas no Android 13

Google anuncia lançamento da primeira versão beta pública do Android 13

Beta público do sistema Android 13 e One UI 5.0 da Samsung devem chegar em julho

Android 13: sistema trará novos controles de mídia e papel de parede com efeitos

Android 13 trará função de lanterna similar aos celulares da Samsung e Apple

Android 13 transmitirá aplicativos do celular para o computador; veja como funciona

Android 13 trará mudança em notificações de aplicativos e ganhará novas opções de temas dinâmicos

Android 13 permitirá escolher idiomas diferentes para cada aplicativo

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.