Chrome trará novo recurso para facilitar pesquisas no Android

Widget do Chrome para Android dá espaço para atalhos rápidos (Imagem: Reprodução/Chrome Story)

Uma das versões de testes do Chrome para Android ganhou um novo widget para facilitar pesquisas no navegador. A novidade toma forma de um novo widget, nomeado “Quick Action Search”, que toma espaço de um pequeno retângulo na tela principal do celular com atalhos e barra de pesquisa exclusiva.

Dessa vez, quem correu atrás do prejuízo foi o aplicativo para Android, que recebeu o mesmo complemento adicionado ao iOS em uma atualização anterior. Ambos são bem parecidos, portanto devem contar com as mesmas funcionalidades.

A barra superior do widget permite que o usuário insira termos de pesquisa ou um endereço web para ir diretamente ao site desejado. Ainda não há certeza de que o atalho fará a procura utilizando o buscador de preferência (configurado no navegador) ou se optará sempre pelo Google.

O recurso precisa ser habilitado no menu de recursos experimentais (Imagem: Reprodução/Chrome Story)

Os três primeiros espaços adicionais abaixo do campo ainda estão vazios, mas podem oferecer atalhos rápidos para funções comuns do Chrome, tal qual abrir uma guia anônima, fazer a leitura de QR-Codes ou iniciar uma pesquisa por voz. Não se sabe, porém, qual seria a finalidade do quarto quadrante, mas mudanças no código no repositório Chromium Gerrit sugerem que será um atalho para o famoso Dino Run, popular game que toma a tela do programa quando ele não encontra conexão com a internet.

Se você é usuário do Chrome Canary para Android e iOS, a novidade já deve estar disponível por meio de atualização — veja se há alguma pendência na Play Store ou App Store. O recurso deve ser habilitado no menu Chrome://flags, seção em que estão reunidas todas as adições experimentais. Para ativá-lo, basta inserir Quick Action Search na barra de pesquisas, ligar o widget e reiniciar o navegador.

Como sempre, vale lembrar que se trata de um recurso ainda em desenvolvimento, portanto sua chegada à versão final é incerta — e, por isso, não há previsão para a sua introdução. Devido ao estado ainda preliminar, o widget do Chrome deve receber ajustes até o lançamento final.

Fonte: CanalTech

LEIA TAMBÉM:

Novo Chrome 89 irá reduzir o uso de memória no Windows e no Android

Veja como agendar horário para um download utilizando o app do Chrome no Android

Google vai punir sites que utilizam anúncios intrusivos no Chrome e YouTube

Aplicativos do Chrome deixarão de rodar no Windows 10, Linux e MacOs a partir de março

Aprenda a habilitar a função de navegação por gestos do Google Chrome em seu celular Android

Chrome para Android terá botão ‘Fechar Todas as Guias’

Assim como o iOS, Google também deve mudar a forma como se navega no Chrome para Android

Como os aplicativos do Android estão dando vida nova aos Chromebooks

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.