App do YouTube para celulares Android agora permite exibir vídeos 4K em telas de baixa resolução

Desenvolvedores divergem sobre a razão da nova opção. Crédito: Reprodução

Usuários do aplicativo do YouTube para Android notaram que o software estava com uma função diferente. De acordo com eles, o app passou a permitir a exibição de vídeos em 4K até mesmo para usuários que não possuem aparelhos com essa resolução. 

A novidade foi observada por usuários do subreddit do YouTube no Android. Em uma captura de tela postada por um dos participantes do fórum, é possível ver que todas as opções de resolução estão disponíveis, incluindo os 2160p60. 

Anteriormente, para rodar um vídeo em 4K, a especificação técnica necessária era um celular com uma tela 4K e uma boa conexão de internet. Porém, ao que parece, todas as opções de vídeo estão disponíveis para todos os usuários. 

Bug ou funcionalidade?

As especulações sobre qual seria o motivo da mudança movimentaram os fóruns. Em um primeiro momento, acreditava-se que a funcionalidade seria um erro em alguma atualização do aplicativo. Porém, para outros, se trata de uma otimização proposital dos desenvolvedores do app

Vídeos reproduzidos em qualidade maior, mesmo em dispositivos que não ofereçam suporte para aquela resolução, oferecem uma melhor experiência ao usuário 

Isso acontece porque os vídeos de altíssima resolução possuem uma maior taxa de bits. Com isso, são usados menos artefatos de compressão em blocos em telas de maior movimento. Desta forma, a nitidez do vídeo é aumentada na redução de escala, melhorando a aparência do resultado final da exibição. 

Outro aspecto que ajuda a acreditar não se tratar de um bug, é o fato de a opção estar amplamente disponível em diferentes versões do aplicativo do YouTube para Android

“Verifiquei alguns dispositivos e consegui encontrar as opções de resolução adicionais em todos eles, apesar de executarem versões diferentes do aplicativo”, escreveu o especialista em Android, Pranob Mehrotra. “Isso me leva a acreditar que pode ter sido habilitado por meio de um switch do lado do servidor”, completou. 

Fonte: Olhar Digital

LEIA TAMBÉM:

Google vai punir sites que utilizam anúncios intrusivos no Chrome e YouTube

Aplicativo do Waze agora terá integração direta com o YouTube Music

YouTube é o aplicativo de vídeo com maior faturamento do mundo, aponta relatório

YouTube terá Realidade Aumentada para que audiência experimente a maquiagem virtualmente durante tutoriais

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.