Ano novo: 10 resoluções tecnológicas para 2020

Como parte importante de nossas vidas, é natural que as famosas resoluções de Ano Novo se estendam à tecnologia e à forma como nos relacionamos com ela. Conheça então 10 resoluções de Ano Novo para colocar em prática em 2020 e tornar a sua vida mais fácil, menos stressante, e muito mais segura, tecnologicamente falando.

1. Passwords seguras

Por trás de cada password geralmente encontram-se muitos dados e informações privados, e que, sendo estes roubados ou caindo nas mãos erradas, podem prejudicá-lo. Então atualize seus passwords e não corra riscos!

2. Reveja as suas definições de privacidade

Principalmente no que diz respeito a informação sensível, como pode ser o caso do e-mail, e em redes sociais. Certos provedores de e-mail e muitas das redes sociais mais conhecidas fazem atualizações às políticas de privacidade sem explicarem bem aos utilizadores que atualizações são estas. Assim, para se proteger, reveja regularmente se alguma coisa mudou.

3. Organize o seu e-mail…

Que é como quem diz: faça um detox à inbox. Tire umas horas para apagar o spam e para se retirar a sua subscrição de newsletters que não lhe interessam. Crie categorias para o seu correio eletrônico separando, por exemplo, e-mails pessoais de e-mails de trabalho. E, claro, não se esqueça de apagar todos os e-mails não importantes e antigos. Vai ter uma caixa de entrada muito mais organizada e harmoniosa.

4.… e o seu ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho desorganizado pode ser uma dor de cabeça quando se liga o computador. Além de ser sinônimo de menor eficiência, especialmente no que toca a trabalho. É hora então de dar aquela organizada no seu ambiente de trabalho!

5. Pare de adiar o tal backup

A tecnologia é incrível, mas também é falível. Faça o backup que o seu computador há tanto tempo está precisando… salve seus documentos, fotografias e todos os arquivos importantes. É só escolher entre o backup num disco externo ou na nuvem.

6. Atualize o software nos seus aparelhos

As atualizações aos sistemas operacionais de smartphones e computadores podem ser chatas e demoradas, mas existem por uma razão: manter seu computador, notebook ou smartphone “rodando” sem problemas e com segurança. Então verifique se há as atualizações pendentes.

7. Limpeza das redes sociais

Que na verdade quer dizer apagar aqueles “amigos” cujos posts lhe provocam ataques de nervos, pessoas com quem não tem ligação ou afinidade, ou aquelas pessoas que viraram amigos de Facebook por causa de um determinado evento, mas cuja amizade virtual já não tem importância. Ninguém consegue prestar atenção a 1000 “amizades” ao mesmo tempo.

8. Proteja os seus aparelhos

Apesar de a tecnologia estar cada vez mais segura, há sempre riscos, como os vírus e malwares. Se continua utilizando antivírus gratuitos ou versões “trial”, decida-se de uma vez a comprar um bom antivírus que proteja os seus aparelhos e a sua informação. Vai ver que a paz de espírito compensa o preço!

9. Torne a tecnologia segura para as crianças e adolescentes da casa

Sabe se a relação do seu filho com a tecnologia é saudável? Monitore (sem controlar) as definições de privacidade dos dispositivos dos mais jovens de sua casa, os aplicativos que usam, a segurança dos sites que visitam e preste especial atenção ao cyber bullying. Resta dizer que poderá ser bom impor limites ao uso de telas, especialmente em crianças, mas evite tratar as novas tecnologias como uma ameaça.

10. Minimize o consumo de energia dos seus gadgets

Deixar os carregadores nas tomadas é tão fácil, mas ao mesmo tempo tão desnecessário…! Se tem tendência para o fazer, use extensões, tomadas ou adaptadores com interruptores para que possa desligá-los quando não estiver a usar a corrente para, por exemplo, carregar as baterias dos seus dispositivos.

Fonte: Ig

 

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.