Câmeras de smartphones podem revelar câncer no olho

(Foto: Reprodução ABC News)

No início da semana, a rede de TV norte-americana ABC News divulgou o relato de uma mãe que diagnosticou um tipo de câncer em um dos olhos do filho através da câmera do smartphone. Julie Fitzgerald começou a perceber nas fotos tiradas pelo celular uma mancha branca que cobria a pupila do olho esquerdo de seu filho Avery. Após levá-lo ao médico, o diagnóstico foi certeiro: retinoblastoma.

 

 

O retinoblastoma é um tipo raro de câncer que afeta quase exclusivamente crianças. Ele se desenvolve na retina e é praticamente invisível a olho nu, um fator que é agravado pela ausência de sintomas na fase inicial. Entretanto, graças ao sistema digital de captura de imagens, aliado ao flash que o celular emite para registrar a cena, o tumor fica visualmente exposto, pois sua composição molecular, viscosidade e formato refletem a luz incidente no olho.

Como ferramenta de diagnóstico, câmeras de smartphones são tão eficazes que a “Childhood Eye Cancer Trust” (CHECT), entidade referência no diagnóstico e tratamento de tumores oculares, criou uma campanha de divulgação da utilidade alternativa dos aparelhos, onde é possível diagnosticar a anomalia em cartazes espalhados por cidades da Europa.

Entretanto, manchas brancas nas pupilas não são necessariamente um diagnóstico definitivo de retinoblastoma, mas é sempre um indício de que um médico especializado deve ser consultado. “Quando detectado precocemente, o retinoblastoma pode ser tratado e a visão da criança pode ser salva em sua totalidade”, afirma o oftalmologista norte-americano Michael W. Steward.

Você também pode fazer o teste de dignóstico de retinoblastoma tirando fotos frontais do rosto de crianças menores de 3 anos com o flash da câmera ligado. Fitzgerard identificou o câncer no filho após saber da campanha da CHECT pelo Facebook.

Fonte: Olhar Digital

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.