6 aplicativos e 7 sites que podem ajudar na escolha de um candidato

De simulador de urna a arquivo com promessas de candidatos, internet oferece várias boas ferramentas para o eleitor

Quem quer virar excelência

Tela do site Quem quer virar excelência

Criado pela ong Transparência Brasil, o Quem Quer Virar Excelência é um portal com os principais dados de cada um dos 26 mil candidatos que disputam cargos nas eleições 2014. Entre as informações públicas levantadas pelo site, estão as ocorrências registradas na Justiça relacionadas aos candidatos, seus históricos pessoais e de candidaturas e as relações de seus principais doadores de campanha – entre outros dados.

Meu Congresso Nacional

Tela do site Meu Congresso Nacional

Se você vai votar em um candidato a deputado federal ou senador que disputa a reeleição, o Meu Congresso Nacional pode ser uma boa ferramenta. Desenvolvido com apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o site reúne dados públicos sobre os gastos de parlamentares. Além disso, é possível verificar a frequência dos legisladores nas sessões, em quais comissões eles estão atuando e que projetos propuseram durante a legislatura – entre outros dados.

Newsletter incancelável

Tela do site Newsletter Incancelável

A ideia da Newsletter Incancelável é simples: fornecer ao eleitor tudo o que sai na imprensa sobre o candidato em que ele pretende votar. Segundo a empresa Newsmonitor (que toca a iniciativa), cerca de 5 milhões de notícias publicadas em 50 mil diferentes sites e outros veículos são monitoradas todo mês pelo site. No mesmo dia em que foi lançado, o serviço bateu a marca de 3 mil pessoas cadastradas.

Voto x Veto

Site do app Voto x Veto

Disponível para AndroidiOS e Windows Phone, o Voto x Veto apresenta ao usuário pequenos textos com as propostas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelos candidatos a presidente e governador. O app mostra apenas o texto da proposta e o usuário deve dizer se é a favor (Eu Voto!) ou contra (Eu Veto!) para saber quem é o autor da ideia. Além de informar sobre as propostas dos candidatos, o Voto x Veto armazena as escolhas feitas pelo usuário – indicando qual candidato apresenta mais propostas com as quais ele têm mais afinidade.

Acordei

Site do app Acordei

Lançado em julho, o app Acordei reúne informações básicas sobre os candidatos. Mas funcionalidades como um atalho que permite que o usuário envie mensagens para seu candidato via e-mail o diferenciam de outras ferramentas do tipo. Outro ponto positivo é o acesso rápido aos programas de governo daqueles que disputam as eleições. Há versões para Android e iOS. Os dados fornecidos no aplicativo foram fornecidas pelo TSE.

Candidaturas

App Candidaturas no iPhone

Neste ano, o TSE desenvolveu seu próprio app para as eleições. Batizado de Candidaturas, ele conta com versões para Android e iOS. O app lista informações básicas sobre todos os candidatos. Um de seus diferenciais é um atalho que encaminha o usuário para a página do TSE com informações sobre a participação do candidato em eleições passadas. Outro destaque é a quantidade de dados. Há informações até sobre os segundo suplentes dos candidatos a senador.

UOL Eleições

App UOL Eleições no iPhone

Pesquisas eleitorais, dados sobre os candidatos e as últimas notícias sobre as eleições compõem o conteúdo do UOL Eleições. Disponível para Android e iOS, o app é uma ótima forma do usuário se manter atualizado em relação à corrida eleitoral. Um recurso interessante permite que o usuário guarde no aplicativo os números dos candidatos em que pretende votar. E também é possível assinar alertas que avisam sobre a divulgação de pesquisas de intenção de voto.

Rodada de promessas

Tela do site Rodada de promessas

Imagine um site que reunisse as propostas apresentadas pelos candidatos à presidência durante os programas eleitorais da televisão. Assim é o Rodada de promessas, criado pela Agência Pública de Jornalismo (que não tem ligação com o governo). Separadas em Saúde, Educação e outras áreas de interesse, as propostas são apresentadas num infográfico que facilita a leitura e pode ajudar quem ainda não escolheu o seu candidato.

VotAção

Tela do app VotAção

O VotAção apresenta os candidatos ao eleitor de um jeito diferente. Ao abrir o app, o usuário se depara com a foto de um candidato. Ele pode aprová-lo (escolhendo a opção em verde) ou não aprová-lo (escolhendo a opção em vermelho). É a mesma lógica do Tinder. Entre os dois botões, um terceiro ícone leva o eleitor a uma página com os dados do candidato fornecidos pelo TSE. E um quarto botão, com um quadrado vazio, permite que o usuário informe sua intenção de votar naquela pessoa. Abaixo da foto, o VotAção informa o índice de aprovação daquele candidato entre os usuários do app – que tem versões para Android e iOS.

Quem Financia

Tela de EXAME.com plug-in Quem Financia

Quem Financia é um plug-in para Google Chrome criado pelo Projeto Brasil. Uma vez instalado, ele permite que o usuário visualize quem são os principais doadores de campanha sempre que identifica no site acessado o nome de um candidato. Quando isso acontece, o nome do político fica escrito sobre um fundo verde e com um cifrão ao lado. Passando o mouse sobre a palavra, o plug-in exibe os dados fornecidos pelo TSEMais de 5 mil pessoas já baixaram a ferramenta.

Google

Tela do site especial do Google para as eleições

Google facilitou a vida de quem quer acompanhar o que acontece nas eleições. Em parceria com EXAME.com, Brasil Post e outros veículos, o serviço de busca criou um site reunindo informações sobre o tema. Na prática, o site funciona como um agregador de notícias. Entre suas funções, estão o espaço com vídeos no YouTube ligados à campanha e outro dedicado à agenda dos candidatos.

Projeto Brasil

Tela do site Projeto Brasil

Projeto Brasil é um site voltado para a discussão das propostas de governo. A partir de dados fornecidos pelo TSE, ele permite que o usuário faça uma comparação entre o que cada candidato a presidente propõe em diversas áreas. Para isso, basta selecionar os candidatos a serem comparados e acessar a página gerada pelo site, que reúne as propostas de cada um dividas por áreas de interesse – como saúde, educação e outras.

Simulador de urna

Simulador de urna online, do TSE

Para quem ainda se enrola na hora de usar a urna, o TSE criou um simulador de votação. Nele, o eleitor pode treinar seu voto – escolhendo candidatos fictícios para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. O site funciona igualzinho a uma urna e o internauta só precisa clicar nas teclas para digitar o número de cada candidato.

Fonte: Exame

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.