Google lança o primeiro smartphone da plataforma Android One

Android One

O Google lança nesta segunda-feira na Índia os primeiros smartphones do projeto Android One. O objetivo da empresa é atingir a população de mercados emergentes com aparelhos de baixo custo no mercado de smartphones.

Um anúncio oficial para a imprensa com mais detalhes do projeto está previsto para acontecer ainda hoje. Mas em nota, Sundar Pichai, vice-presidente sênior da divisão de Android e Chrome do Google, afirmou que o aparelho custará 6.399 rúpias (105 dólares).

Segundo o GSMArena, O Spice Android One Dream UNO Mi-498 tem tela de 4,5 polegadas, 1GB de RAM, 4GB de armazenamento interno e processador quad-core da MediaTek com clock de 1,3GHz. A câmera principal tem 5 megapixels e a frontal tem 2 megapixels.

O Google fez um acordo com as empresas indianas do segmento móvel Micromax, Karbonn e Spice Mobiles para lançar os smartphones destinados aos mercados emergentes com o sistema operacional do Google.

A Índia é vista como um mercado lucrativo para smartphones de baixo custo porque muitas pessoas ainda não têm um aparelho. “Enquanto 1.75 bilhão de pessoas em todo o mundo já tem um smartphone, a grande maioria da população mundial (mais de cinco bilhões de pessoas) não tem”, disse Pichai.

“Em países como Índia, Indonésia ou Filipinas mesmo os smartphones mais básicos estão fora do alcance de muitos”, afirmou. Isso porque, segundo Pichai, em alguns países a renda média mensal é de cerca de 250 dólares. A maioria das pessoas não tem acesso às últimas versões do Android e nem aos aplicativos mais populares. E mesmo com 3G e 4G disponíveis em alguns lugares, os planos das operadoras também podem ser caros.

Segundo Pichai, o Google planeja expandir o Android One para Indonésia, Filipinas e outros países do sul da Ásia até o final de 2014 e em mais países em 2015. “Nós também estamos animados para acolher mais parceiros para o programa, incluindo fabricantes como Acer, Alcatel OneTouch, Asus, HTC, Intex, Lava, Lenovo, Panasonic, Xolo, e fabricante de chips Qualcomm“, disse Pichai.

Veja abaixo o vídeo de divulgação do projeto feito pelo Google:

Fonte: Info

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.