Empresas investem em soluções de geolocalização

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Aplicativos que utilizam coordenadas geográficas para identificar a localização dos usuários e enviar conteúdo referente à região em que eles se encontram estão conquistando empresas de todo o mundo. De acordo com pesquisa realizada pela americana Mobile Squared, negócios envolvendo soluções de localização movimentaram US$ 594 milhões em 2012 e devem mais que dobrar até 2014.

“Cada vez mais companhias descobrem os benefícios da geolocalização. Dos últimos anos para cá, criamos sistemas para rastreamento de ambulâncias; de veículos e frotas; enfermeiros e cuidadores de pacientes; além de programas para análise de endereços georreferenciados”, afirma o diretor da Suporte Informática, Reginaldo Perón.

Para empresas que pretendem adotar softwares que utilizam geolocalização, Perón explica que existem dois tipos soluções: as que realizam localização estática – a partir de endereços ou locais fixos – e as que trabalham com localização dinâmica e em tempo real – rastreando de pontos móveis, como veículos ou pessoas. A melhor opção depende das necessidades de cada empresa. “Uma firma pode analisar regiões de maior concentração de seu público alvo para, por exemplo, decidir sobre a instalação de novas filiais; outra pode ter interesse em rastrear seus atendentes ou monitorar visitas programadas em locais predeterminados; e assim por diante”, comenta o diretor.

Para atender à resolução normativa nº 285 da Associação Nacional de Saúde (ANS), que obriga planos de saúde a divulgarem, na internet, o georreferenciamento de sua rede conveniada, a Suporte, em parceria com a pernambucana MedAlliance, desenvolveu um sistema para fazer o georreferenciamento de pacientes crônicos, integrado ao georrastreamento dos profissionais de saúde que os atendem.

O aplicativo, compatível com smartphones e tablets, transmite, em tempo real, informações sobre a localização dos agentes em visita aos pacientes crônicos monitorados. Além disso, o sistema realiza mapeamentos constantes dos pacientes que precisam de atendimento numa determinada região, o que ajuda a empresa a definir a distribuição dos profissionais de assistência.

Outro programa criado pela Suporte é o rastreamento de ambulâncias, associado aos serviços de urgência, também chamados de Atenção Pré-hospitalar. Nesse caso, o software é programado para localizar ambulâncias livres e que estão mais próximas do local de atendimento.

Ele pode ser utilizado também para o rastreamento de transporte de pacientes entre hospitais e no atendimento de urgências entre a base de ambulâncias e o local de atendimento. “Em todas essas situações, é possível monitorar o trajeto, quais equipamentos da ambulância estão sendo usados, a chegada ao destino, entre outros”, comenta Perón.

Fonte: Diário do Comércio

 

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