Empresas adotam práticas para engajamento de equipes no home office

Trabalho remoto é uma realidade. Seja no híbrido ou no home office, eles já faz parte da rotina até de empresas que antes da pandemia nem cogitavam o trabalho remoto. De acordo com dados levantados pela Microsoft, 58% dos brasileiros preferiam mudar para o trabalho híbrido ou totalmente remoto em 2022.

Porém, nem tudo são flores. De acordo com um levantamento feito sobre ambiente de trabalho pela Gallup, empresa de análise de dados e consultoria, apenas 21% dos entrevistados se sentem realmente engajados no trabalho

Como mudar esse cenário no trabalho remoto

Durante o mês de agosto, período sem feriados nacionais, a empresa de comunicação VCRP Brasil oferece uma sexta-feira de folga para todos os colaboradores, que podem escolher a data de sua preferência para a pausa. O objetivo é manter o time motivado, mesmo em um mês que costuma ser mais cansativo.

“Nomeamos a ação de ‘Desconecta’, uma pausa para cada um se desconectar do trabalho e curtir um dia de folga da maneira que preferir. O benefício é válido para todos do grupo, independente do cargo ou tempo de casa”, explica Jacqueline Mello Ribeiro, Gerente de Pessoas e Cultura da VCRP.

Já na Token.com, aplicativo do mercado de criptoativos, há um dia livre na primeira segunda-feira do mês e acesso a uma plataforma global de atividades físicas e bem-estar. “Queremos garantir que todos tenham acesso aos recursos que transformem o tempo de trabalho no melhor possível. Nossos benefícios foram pensados para fornecer o suporte necessário para que todos estejam felizes e motivados em suas atividades”, afirma Corinna Duszynski, head de people da Token.com e da Monolith.

Na FinanZero, fintech do mercado de crédito, a aposta são nas rodas de conversas com temas humanizados, encontros com café da manhã, happy hours para celebrar as conquistas semestrais e o grande destaque do semestre foi para o ‘Geek Day’, um momento de diversão e descontração, onde os colaboradores foram convidados a se fantasiar com seus personagens favoritos do universo nerd e a melhor produção recebeu um prêmio surpresa.

“Nossos colaboradores são peças-chave para nosso funcionamento diário. Por isso, queremos que o ambiente de trabalho e a convivência entre todos seja o mais prazeroso e produtivo possível, com boa infraestrutura, regras de trabalho, além de momentos divertidos e de confraternização. Isso é essencial”, afirma Olle Widén, CEO da fintech.

Feedback, escritório virtual e mapeamento semanal

Na Sinqia, empresa de softwares e inovação para o setor financeiro, os funcionários dão seu feedback mensalmente através de formulários. Houve algumas reestruturações no time do RH, com a criação de outras três áreas para que pudesse afetar diretamente a experiência do colaborador.

“Por meio do feedback do time no pós-pandemia, temos atuado em ações de engajamento que geram pertencimento”, aponta Caio Abreu, CRHO da companhia. “Reforçamos ações de qualidade de vida e criamos um programa de desenvolvimento vinculado à responsabilidade social, o que gera orgulho em nossos colaboradores.”

Com sua equipe em home office, a edtech Gama Academy usa o escritório virtual da Gather, visando manter o time unido e mais próximo. Por meio do recurso, as equipes promovem encontros mais descontraídos e criam maior entrosamento entre todos. Outra prática adotada pela Gama é a ferramenta Pulses, que é utilizada para mapear a motivação do time semanalmente.

“Nós acreditamos fortemente que um time engajado e bem motivado é essencial para a promoção de um ambiente saudável, empático e acolhedor. Por isso, estamos sempre promovendo ações visando a motivação e o bem-estar de nossas equipes. O cuidado com os colaboradores é um pilar de sustentação inegociável e muito importante para nós”, afirma Guilherme Junqueira, CEO da edtech.  

A TC, plataforma que conecta a comunidade brasileira de investidores, realiza algumas iniciativas para manter o escritório mais atrativo, entre elas o ter o escritório pet friendly. A prática começou a partir do próprio CEO, Pedro Albuquerque Filho, que passou a levar o seu cachorro para o trabalho e incentivar que os funcionários realizem as suas tarefas na companhia de seus pets. 

A empresa também disponibiliza um espaço exclusivo para descompressão. Às quintas-feiras, ainda conta com a presença de um profissional parceiro de Quick Massage, com massagens de 15 a 30 minutos. Além disso, oferece  uma copa compartilhada com uma cozinha completa e uma geladeira recheada de bebidas, além de diversas máquinas de cafés espalhadas pelo escritório.

Benefícios flexíveis para usar como quiser

A Adyen, plataforma de tecnologia financeira, oferece benefícios que vão além dos tradicionais (seguro de vida, plano de saúde e dental, vale-refeição, entre outros). O auxílio para mobilidade não se limita apenas ao vale-transporte, podendo ser usado a escolha de cada um.

Um exemplo é o Adyen+, benefício flexível em que o colaborador tem um saldo mensal para utilizar da forma que for melhor e mais conveniente, podendo ser usado em lazer, cultura, entretenimento, estudos, hobbies ou qualquer atividade. 

E como o dia do aniversário costuma ser uma data muito especial, o day off nesse dia já é uma prática bem estabelecida nas empresas. A fintech Rispar aproveitou para oferecer o benefício também no aniversário dos filhos dos colaboradores, por ser uma data em que muitos querem comemorar ao lado dos familiares, seja viajando, ou com uma festa, por exemplo. No caso de ser em um feriado ou fim de semana, o colaborador pode escolher um dia útil para usufruir da folga.

“Além dessa prática, oferecemos através de convênio e parcerias descontos e acessos a locais de lazer como cinema, teatros e clubes. Nosso programa de bem-estar está conectado aos benefícios que já oferecemos, e a ideia de promover a saúde da equipe engloba várias dimensões, indo além do ambiente de trabalho”, explica Antonio Raniel, Gerente de RH e Ops da Rispar

Investimento em interações presenciais e virtuais

Após aderir ao trabalho 100% remoto, a Octadesk, plataforma de chat-commerce e líder de atendimento do Brasil, mesclou em sua estratégia encontros presenciais com atividades online. Para os eventos presenciais, a startup investiu em ações que duram cinco dias seguidos, como foi o caso da ‘Leaders Week’, uma imersão na sede da empresa com os líderes e o time focado na integração e treinamento para as áreas. Neste mesmo modelo, a ‘Marketing Week’ acontece geralmente a cada seis meses para integrar a equipe de comunicação e realizar o planejamento da área.

No mundo online, a empresa promove encontros mensais em que os funcionários realizam palestras sobre o tema de escolha. “Já falamos sobre esportes, vida saudável e veganismo. São diversos assuntos para que todos possam se conhecer e se integrar diretamente das suas casas”, comenta Camila Camila Carvalho, head de people da empresa.

E vale até um pouco de esporte na empresa. A Creditú, fintech chilena de empréstimos imobiliários, possui um espaço de descompressão com mesa de pingue-pongue, mesa de sinuca, uma sala com TV e videogame e bar para uso coletivo dos colaboradores. Outra iniciativa da empresa é o Pet Day, ação onde todos podem levar seus filhos de quatro patas para trabalharem no escritório. “Com certa frequência fazemos Happy Hours no escritório, pedindo pizza, comprando lanches e cerveja. Tudo é pensado em prol de trazer mais leveza aos colaboradores no dia a dia de trabalho“, explica Armando Botelho, diretor comercial da Creditú.

Fonte: Terra

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