O iOS 14 foi anunciado pela Apple nesta segunda-feira, durante a WWDC 2020. A nova versão do sistema operacional do iPhone marca a chegada de recursos que já existiam há algum tempo no mundo Android.
Confira uma lista com nove recursos que o iOS 14 “copiou” do Android:
1. E-mail e navegador de terceiros como padrão
O aplicativo de e-mail da Apple e o navegador Safari cumprem bem o seu papel no iPhone. Ainda assim, é possível encontrar usuários que desejam um pouco mais de liberdade. O iOS 14 vai permitir configurar os apps de e-mail e navegador de terceiros como aplicativos padrão do sistema.
2. Widgets
Os widgets estão chegando ao iPhone “apenas” 12 anos depois de terem sido lançados na primeira versão beta do Android. O recurso permite ter acesso à interface de um app sem que ele seja aberto.
3. Gaveta de apps
As gavetas de apps chegaram ao Android por meio dos launchers de terceiros e, agora, estão desembarcando no iOS 14. Elas funcionam como blocos que organizam os aplicativos automaticamente de acordo com sua função (entretenimento, games, redes sociais, etc.).
4. Chamadas menos intrusivas
A partir do iOS 14, as chamadas não vão mais tomar toda a interface do sistema quando você estiver usando o celular. Em vez disso, elas vão aparecer em uma barra superior, permitindo serem atendidas ou rejeitadas.
5. Picture-in-Picture
Além dos apps de mensagens, o novo iOS vai permitir que vídeos sejam exibidos em janelas suspensas.
6. Apple Maps com suporte a bicicletas
O Apple Maps vai incluir rotas de bicicletas, além das que já estão em uso atualmente. A novidade estará disponível inicialmente apenas em algumas cidades dos Estados Unidos e China: Nova York, Los Angeles, São Francisco, Xangai e Pequim.
7. Apple Tradutor
O iPhone terá seu próprio tradutor em breve. Ele funciona muito parecido com o app da Google, mas traz apenas 11 idiomas em seu lançamento.
8. Alerta de radares
O Apple Maps vai passar a alertar sobre a presença dos radares de trânsito.
9. Siri mais comportada
No iOS 14, a Siri não vai mais ocupar toda a tela do celular quando for acionada. Ela surgirá próxima à barra inferior, bem no centro da interface, e só vai ocupar o espaço necessário.
Fonte: TecMundo
LEIA TAMBÉM:
Apple deve anunciar troca dos processadores Intel por ‘chips de celular’ nos Macs
Projeto permite instalação do sistema Android em iPhones da Apple
Covid-19: Apple e Google revelam detalhes sobre sistema de rastreamento
Aplicativo do Google agora traz o modo escuro para todos nos sistemas Android e iOS