Cuidado com as fraudes! Seu número do WhatsApp pode estar visível no Google

Fraudes envolvendo o WhatsApp são antigas e mesmo que você ative todas as opções de privacidade do mensageiro, há uma maneira recém descoberta chamada “Click to Chat” em que você mesmo pode ter autorizado a exposição do seu número à golpes, campanhas indesejadas e spam, o tornando fácil de ser encontrado nos resultados de pesquisa do Google por qualquer pessoa.

De acordo com o caçador de recompensas Athul Jayaram, que descobriu a vulnerabilidade, muitas contas comerciais e de profissionais que utilizam o aplicativo de mensagens como ferramenta de comunicação anexam links ou um Qr Code em paginas de divulgação para tornar o contato com o cliente mais rápido, uma vez que apenas clicando ou apontando a câmera é possível abrir a conversa no mensageiro.

A questão é que, ao utilizar tais métodos, mecanismos de pesquisa como Google e Bing conseguem indexar os metadados do link, que geralmente contém o número do WhatsApp em parte do string da URL como no exemplo: “https://wa.me/”.

“Seu número de celular está visível em texto simples neste URL, e qualquer pessoa que se apossar dele pode saber seu número de celular. Você não pode revogá-lo”, revela Jayaram em entrevista ao site Threatpost, na última sexta-feira (5).

De acordo com a publicação, o domínio “wa.me” pertence ao WhatsApp e seu registro foi encontrado no WHOIS, uma plataforma para a consulta de domínios na internet. Nos testes feitos aqui pelo Canaltech, ao completar o endereço citado anteriormente com um número pessoal, a página foi redirecionada ao WhatsApp, porém sem sucesso na tentativa de contato.

(Imagem: Reprodução)

Facebook nega falha de segurança

Ao identificar o problema no final de maio, Jayaram entrou em contato com o Facebook, que controla o WhatsApp desde 2014, para receber a sua recompensa. A companhia, no entanto, alegou que o mensageiro não faz parte do seu programa de recompensas. Posteriormente, em nota divulgada ao Threatpost, um porta-voz da empresa disse o seguinte:

“Apesar de apreciarmos o relatório deste pesquisador e valorizarmos o tempo que ele levou para compartilhá-lo conosco, ele não se qualificou para receber uma recompensa, uma vez que apenas continha um índice de URLs que os usuários do WhatsApp optaram por tornar público”.

O Facebook alerta ainda que “todos os usuários do WhatsApp, incluindo empresas, podem bloquear mensagens indesejadas com o toque de um botão” como a melhor forma de evitar que seus números de telefone cadastrados no mensageiro sejam expostos na internet.

Fonte: CanalTech

LEIA TAMBÉM:

WhatsApp oferecerá serviço de videoconferência para até 50 pessoas na web

WhatsApp começa testes de videochamadas no aplicativo com até 8 participantes

WhatsApp volta a estudar mensagens ‘autodestrutivas’ no aplicativo

Pagamento via aplicativo do WhatsApp chega ainda este ano ao país

Agência dos Estados Unidos quer interromper fusão de Facebook, WhatsApp e Instagram

Aplicativo do WhatsApp vai parar de funcionar em alguns celulares; saiba quais

WhatsApp libera ferramenta no app para impedir adição em grupos sem consentimento

Aprenda a configurar respostas automáticas no aplicativo do WhatsApp

Aprenda a bloquear suas conversas do aplicativo WhatsApp através da impressão digital

Saiba por que 13 anos é a idade mínima para a criação de uma conta no aplicativo WhatsApp

Aplicativo do WhatsApp vai informar se uma mensagem foi encaminhada muitas vezes

WhatsApp planeja sistema de pagamentos para o aplicativo

Aprenda a enviar fotos em alta resolução pelo aplicativo do WhatsApp

Walmart aceitará pedidos de compras feitos pelo aplicativo WhatsApp

WhatsApp vai exibir anúncio no aplicativo a partir do ano que vem

WhatsApp descobre falha de segurança grave e pede que todos atualizem o aplicativo

Transferência de dinheiro via aplicativo do WhatsApp deve chegar em breve ao país

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.