O Google lançou um aplicativo bastante interessante com a linha Pixel 4 no ano passado, especialmente para quem está estudando e quer transcrever as aulas ou para jornalistas que querem uma maneira mais fácil de passar para texto as entrevistas que fazem. O app de gravação de voz, além de registrar o áudio, também tem uma opção de transcrição bastante poderoso.
Uma pena que o aplicativo esteja disponível apenas para os usuários do Pixel 2 para a frente. Nem mesmo quem tem a primeira geração dos smartphones do Google pode aproveitar a funcionalidade. Ao menos não oficialmente. Afinal, como sempre desenvolvedores independentes conseguiram um jeitinho de portar o aplicativo para outros dispositivos.
De acordo com o XDA Developers, o app está 100% funcional para qualquer usuário de smartphonesSamsung, Huawei, LG, Motorola, Nokia e Sony com o Android 9 Pie ou 10. Outras marcas que usem uma custom ROM baseada nessas versões mais recentes também são totalmente compatíveis com o app de gravação.
Apenas dispositivos da OPPO, Asus e OnePlus apresentaram problemas na transcrição, de acordo com os testes dos desenvolvedores. Já em relação aos aparelhos da Xiaomi, nenhum deles conseguiu rodar o app, mesmo com a MIUI 10 ou 11.
A redação do Canaltech testou o aplicativo em três dispositivos diferentes e conseguiu rodar a transcrição em inglês perfeitamente no Galaxy S10+, Motorola Moto G7 Power e Multilaser H. Infelizmente, a transcrição por ora só funciona com o inglês, mas conseguiu compreender muito bem o sotaque abrasileirado que testamos.
A questão das duas versões mais recentes se dá pelo fato de o próprio Google ter desenvolvido o app para quem temAndroid 9 Pie ou superior. Versões do Android do Oreo para baixo não vão rodar mesmo que você instale o APK (links abaixo). Nós testamos apenas a versão oficial, mais antiga. Você pode testar a não-oficial mais recente, também. A instalação é simples, basta baixar e instalar.
Fonte: CanalTech
LEIA TAMBÉM:
Aplicativo do Google Drive se torna o sétimo a atingir mais de 5 bilhões de instalações
Play Store exclui 49 adwares disfarçados de jogos e aplicativos
50 aplicativos na Google Play Store escondem anúncios maliciosos, alerta Avast
Google bane da Play Store vários aplicativos de grande desenvolvedora chinesa
Google confirma redução no download de aplicativos maliciosos na Play Store