Play Store exclui 49 adwares disfarçados de jogos e aplicativos

A empresa de segurança TrendMicro detectou 49 aplicativos para Android que se fingiam de softwares de câmera e até jogos, mas na verdade eram softwares maliciosos. Todos já foram excluídos da Google Play, mas totalizaram mais de 3 milhões de downloads antes de serem apagados e, provavelmente, geraram muitas dores de cabeça para usuários.

De acordo com a companhia, eles são caracterizados como adwares, programas que têm como objetivo encher o seu dispositivo com propagandas não autorizadas e bastante invasivas, como banners e pop-ups que não são fechados facilmente. Eles ainda dificultam a própria desinstalação e conseguem esconder as práticas criminosas muito bem em seu próprio código, o que faz com que os apps sejam aprovados pela Google Play para integrar o catálogo da loja.

Fonte da imagem: Trend Micro/Reprodução

A TrendMicro já havia detectado algumas ondas de adwares na loja nos últimos meses, a maioria partindo de desenvolvedores chineses. Os aplicativos trazem nomes chamativos e imagens que parecem livres de desconfianças, como “Photo Smoke Effect” ou “Flow Points: Puzzle Game”.

Ao instalá-los, entretanto, você começa a sofrer as consequências. Uma das técnicas desses adwares é se disfarçar de um navegador com o ícone do Google Chrome, que surge repentinamente na tela inicial do seu Android. Entretanto, essa é uma versão carregada de propagandas, que ainda prejudica o uso de memória e a duração da bateria do aparelho.

Fonte da imagem: Trend Micro/Reprodução

Como a partir do Android 8.0 (Oreo) o usuário precisa autorizar a criação de atalhos, os efeitos desses adwares são mais sentidos em celulares antigos. Além disso, os apps já foram removidos e a Google deve aprender a identificar os códigos escondidos de agora em diante.

Fonte: TecMundo

 

Leia também:

Malware já afetou 45 mil celulares Android e não desaparece nem com restauração de fábrica

Hackers atacam usuários de celulares Android com técnicas de phishing por SMS

Malware para Android faz com que hackers invadam seu celular e seu roteador

Encontrar bugs no sistema de um celular pode te fazer milionário; saiba como funciona

Aplicativos pré-instalados tornam Android vulnerável, sugere estudo

Ataque no Android utiliza cartão micro SD para atacar celular da vítima

Ataques que ‘sequestram’ smartphones Android cresceram no ano passado

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.