O programa Proteção Avançada, que ajuda a proteger a conta de usuários de celularesAndroid, pode ganhar em breve uma função que já está causando muita polêmica.
Em algum momento do futuro, a plataforma deve receber a capacidade de impedir a instalação e o funcionamento de aplicativos que não sejam baixados via Google Play, ou seja, impedindo o uso de lojas alternativas, como a da Amazon, ou o uso de APKs executados direto do aparelho.
Segundo o site 9 to 5 Mac, uma atualização futura de número 17.8.14 recebeu a opção, que pode em breve chegar ao sistema estável. O objetivo do novo recurso é adicionar uma nova camada de segurança e impedir a instalação de apps maliciosos, por exemplo.
Será obrigatório?
Só que muita gente não encara com bons olhos essa iniciativa. Afinal, lojas alternativas são populares em algumas comunidades e o uso de APKs facilita a instalação de versões antigas de certos aplicativos ou o uso de serviços bloqueados regionalmente pela Google Play.
Felizmente, é possível que essa opção seja apenas opcional, o que significa que você teria que ativá-la manualmente. Vale lembrar que a função ainda não foi oficializada e pode ser modificada na versão final da loja virtual da Google.
Fonte: TecMundo
LEIA TAMBÉM:
Play Store exclui 49 adwares disfarçados de jogos e aplicativos
50 aplicativos na Google Play Store escondem anúncios maliciosos, alerta Avast
Google bane da Play Store vários aplicativos de grande desenvolvedora chinesa
Google confirma redução no download de aplicativos maliciosos na Play Store