O Waze (Android | iOS) é um dos principais aplicativos de navegação do Brasil. Com uma comunidade crescente e emissão de alertas em tempo real sobre a situação do trânsito, o aplicativo é um grande companheiro virtual para motoristas, auxiliando nos trajetos diários e viagens pelas cidades.
Os usuários possuem à disposição diversos recursos e funções interessantes no Waze. Algumas passam despercebidas e são pouco conhecidas para a maioria das pessoas, mas podem ser muito úteis para tarefas cotidianas. Inclui, por exemplo, planejamento para sair de casa no horário certo ou criação de rotas alternativas para rodízios. Veja, abaixo, algumas funções do app que podem facilitar a sua vida!
1. Planejar o horário de saída
Se você possui um compromisso importante e não pode atrasar, o Waze pode te ajudar no planejamento. O aplicativo possui uma função que determina em qual horário o usuário precisa sair do local de partida para chegar ao destino no tempo combinado. Analisando dados de movimentação e tráfego, também informa em quais faixas de horário há um congestionamento maior no trajeto. Toque no ícone de três pontos e selecione “Planejar percurso” para visualizar o gráfico.
2. Conectar com agenda ou Facebook
Aliada à função de planejar os horários está o recurso para vincular o Waze à sua agenda do Google e aos eventos do Facebook. Dessa forma, é possível concentrar em apenas uma plataforma todos os seus compromissos, oferecendo as melhores rotas e indicativos de horário de saída. Para ativar, toque em “Buscar” e ative as opções no menu lateral.
3. Comandos de voz
Utilizar o celular enquanto dirige é uma infração de trânsito e traz risco de acidentes. Por isso, quanto menor o contato com o aparelho ao dirigir, melhor. O Waze permite usar o microfone do celular para executar comandos pela voz como a busca de endereços, inserção de paradas e emissão de alertas. O aplicativo ainda possui integração com o Google Assistente e a Siri, funcionando através desses assistentes.
4. Rotas alternativas em dia de rodízio
O rodízio de veículos é uma prática presente na cidade de São Paulo para controle de trânsito. Se você precisa visitar a cidade ou vai realizar um trajeto nos dias em que seu veículo não pode circular nas áreas delimitadas, o aplicativo consegue traçar rotas alternativas. Basta informar os dois últimos números da placa na aba “Detalhes do carro”, dentro de “Configurações”, e o app considerará as informações ao traçar rotas.
5. Encontrar estacionamentos
Encontrar um local para estacionar o carro pode ser um grande incômodo em um trajeto. Dependendo do lugar, é preciso deixar seu veículo a alguns metros do destino ideal, ou dar inúmeras voltas em busca de uma vaga. Ao buscar por qualquer endereço no Waze, o aplicativo exibe uma aba com estacionamentos próximos. Basta marcar e seguir sua viagem sem preocupações.
6. Economia de bateria
Especialmente em longas viagens, o uso do GPS pode causar preocupações com o consumo da bateria. Para evitar que o celular desligue no meio do percurso, o próprio Waze oferece um modo de economia de bateria. Ativado, manterá a tela escura quando a bateria estiver fraca e sem nenhuma conversão próxima. Acesse pela aba “Economia de bateria” dentro das configurações do app.
Fonte: CanalTech
LEIA TAMBÉM:
Apps do Google Maps, Waze e Pandora já aceitam solicitações via Siri no sistema iOS 13
Aplicativo do Waze agora terá integração direta com o YouTube Music
Polícia de Nova York ordena que o Google pare de revelar localizações de blitz no aplicativo Waze
Aplicativos Waze e Google Maps são obrigados a exibir locais de perigo no Rio
Waze ou Google Maps: qual o melhor aplicativo de navegação para você?