Em fevereiro deste ano, o Google começou a testar um recurso de navegação com Realidade Aumentada que utilizava a câmera do celular para sobrepor setas apontando para o destino de um usuário. O recurso esteve disponível para o Guias Locais nos últimos meses, mas até então apenas em aparelhos da linha Pixel. No início do mês, no entanto, o Google anunciou que o recurso está sendo lançado para usuários do Google Maps no Android e no iOS.
O Live View para rotas a pé será suportado, segundo o Google, em qualquer dispositivo compatível com ARCore ou o ARKit. Assim como quando estava em testes no Pixel, esse recurso tecnicamente ainda estará em versão beta em outros smartphones.
Se você tiver um dispositivo compatível e o recurso estiver disponível para você, basta procurar o local, clicar em Direções -> Rotas a pé -> Exibição ao vivo para experimentá-lo. Infelizmente, o recurso do Google destina-se apenas à navegação a pé, mas alguns fabricantes de carros já implementaram a navegação usando Realidade Aumentada em seus veículos, portanto não há motivo para o Google não implementá-la também.
Para ajudar a garantir rotas precisas, o Google Maps pedirá que você aponte seu telefone para seus arredores. Isso permitirá que o aplicativo reconheça sinais de trânsito e pontos de referência para ter uma ideia de onde está.
Em declaração o Google disse: “Não há nada como explorar uma cidade a pé, é uma ótima maneira de apreciar as vistas e os sons de um novo lugar. Mas pode ser difícil saber exatamente a direção a seguir. Com um recurso beta chamado Exibição ao vivo, você pode usar a Realidade Aumentada para ver melhor o caminho a percorrer. Setas e direções são colocadas no mundo real para guiar o seu caminho”.
Fonte: Olhar Digital
Leia também:
Aplicativo de realidade aumentada do Bayern de Munique leva os atletas para onde você está
Recurso de lista do Google Maps é renovado e se torna mais intuitivo
Google Maps começa a liberar no aplicativo recurso de realidade aumentada que ‘projeta’ direções