Cidadão pode fiscalizar gasto público com aplicativo e Whatsapp do TCE-SP

Pixabay
 

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) lançou o aplicativo “Fiscalize com o TCESP”, que possibilita ao cidadão enviar denúncias se tornando um fiscalizador do mau uso do dinheiro público.

O usuário do app pode enviar vídeos e fotos diretamente ao tribunal, material o qual é recebido por um sistema de inteligência artificial do órgão. Com geolocalização, o sistema inteligente faz a análise e o cruzamento dos dados, analisando a gravidade da denúncia.

O usuário do aplicativo não precisa de identificar. É necessário, somente, a localização em que está enviando a reclamação. Ou seja, se estiver enviando a foto de uma escola degradada, o endereço da escola, via geolocalização, deve estar contido.

Screenshot_20160714-124922

“Se for um caso que já estiver em andamento, o material vai direto para o conselheiro relator da matéria. Caso seja um fato novo, se passar pela análise inteligente do sistema, vai para a presidência do tribunal, que pode acolher ou selecionar um conselheiro para analisar”, explicou o presidente do TCE-SP, Dimas Ramalho.

Caso se identifique que o assunto não seja de competência do TCE-SP, a presidência do tribunal enviará a denúncia ao Ministério Público ou à Polícia. “Com essa cooperação, tentamos fechar todas as torneiras possíveis da corrupção”, disse o presidente.

O app já está disponível para a plataforma Android e pode ser baixado pelo Google Play (aqui). Dentro de algumas semanas será possível fazer o download para o sistema iOS, pela Apple Store.

Whatsapp

Em março deste ano, a ouvidoria do tribunal já havia lançado um perfil do TCE no Whatsapp.

Pelo telefone (11) 99508-7638, o cidadão pode fazer reclamações e enviar denúncias por meio de mensagem de texto ou voz.

“Foi uma inovação importante. Não adianta ter agentes públicos se não há fiscalização da sociedade”, afirmou Ramalho.

Segundo ele, a equipe da ouvidoria do tribunal tem recebido cerca de 30 mensagens diárias via Whatsapp.

Fonte: Jota

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.