Conheça o aplicativo Airbnb e aproveite as dicas!

Tempos atrás, a ideia de alugar uma casa em outro país mundo afora parecia distante e irreal – principalmente nos destinos menos turísticos, menores ou cujo idioma não é o mesmo que o nosso. Hoje, graças ao Airbnb, o mundo ficou menor no melhor dos sentidos, e passamos a ter acesso a uma rede gigantesca de viajantes com um desejo em comum: ter uma casinha pra chamar de sua nos quatro cantos do mundo.

Airbnb é uma plataforma de hospedagens que foge da acomodação tradicional. Nela, as opções vêm de pessoas que possuem um apartamento, uma casa, ou mesmo um quarto e os colocam em oferta para que viajantes possam alugá-los e aproveitar a delícia que é se sentir como um local na sua tão distante cidade de destino.

O Airbnb facilitou o que a gente já queria a muito – descobrir quem nos alugaria uma casinha gostosa bem no centrinho de Paris, ou um apartamento moderno para eu morar em Vancouver durante meu curso de inglês, ou mesmo uma acomodação aconchegante em Israel, ou na África e por aí vai.. são mais de 190 países – e eles reuniram tudo!

página inicial do airbnb

A base da plataforma é confiança – e esse é um ponto levado 100% a sério. No mundo de hoje, é esperado que as pessoas sintam certo receio tanto em receber um hóspede desconhecido em sua casa, como em chegar na casa de um anfitrião desconhecido. E é aí que o Airbnb entra com mais uma solução que antecipa essa nossa inicial insegurança: além deles fazerem uma boa verificação séria no cadastro dos novos usuários (com envio de vídeo, fotos, endereço, etc) eles ainda permitem o registro de reviews (resenhas) de anfitriões e hóspedes. Sendo assim, você tem acesso a uma série de comentários a respeito da hospedagem ou do hóspede em questão escrito por outros usuários da plataforma que se relacionaram com eles de alguma forma.

Como funciona

De forma super simples e prática. Basta você se cadastrar aqui (pode ser feito com o seu login do Facebook) e criar o seu perfil.

Para verificar o seu cadastro, eles possivelmente pedirão uma foto do seu passaporte, ou da sua carteira de identidade ou mesmo um vídeo seu explicando porque você gostaria de se associar à plataforma. Ao reservar um quarto ou uma acomodação em qualquer outro lugar, é preciso se identificar.

São mais de 1 milhão de hospedagens pelo mundo. Dentre elas, tem até barco e casa na árvore, como essa na Costa Rica.

Casa na árvore para aluguel no airbnb

Como usar

O Airbnb oferece uma grande quantidade de filtros, além do mapa para facilitar na escolha de uma acomodação.

Airbnb

Essa é a página de busca por hospedagem. Você insere o destino, as datas, o número de hóspedes e, assim que aparecer o resultado da busca, você pode alterar os filtros. Escolha os valores e depois clique em “Mais Filtros” como mostrado abaixo!

Filtros na busca de Airbnb

Uma série de filtros irá aparecer, você poderá ver mais opções nas setinhas à direita.
Filtros Aribnb 2

Pode-se optar por uma casa inteira, um apto com elevador, um quarto na casa de um anfitrião, um quarto compartilhado com outros viajantes, etc. Há filtros como wi-fi, aquecedor, cama, dentre outros.

No momento da busca, uma série de opções que atendem os seus critérios aparecerão. E é aí que entra a geolocalização. Basta dar zoom na região de interesse e verá as opções de acomodação que estão na região escolhida.

Mapa do Airbnb

Escolha a acomodação

São várias as opções de acomodação e o Airbnb traz as notas, reviews e estrelas por critérios.

Na hora de escolher a sua hospedagem, tenha em mente que o ideal é optar por uma que tenha mais de 4 pontos (4 estrelas) e avaliar os comentários.

Algumas acomodações possuem, além da taxa do Airbnb, uma taxa de limpeza. Quanto ao pagamento, há a possibilidade de pagamento pelo cartão de crédito ou boleto e o Airbnb ainda permite o parcelamento do valor da reserva.

Para solicitar a reserva ao anfitrião, você deve, enviar a solicitação e uma mensagem de apresentação. Na maioria das vezes, a reserva não é imediata. Acontece apenas nos anúncios que possuem um ‘raio amarelo’ como este:

Airbnb reserva instantânea

Nas outras situações, você deve enviar um pedido ao anfitrião, dizendo porque você gostou da acomodação e se apresentando. Isso o ajuda na decisão positiva.

Em média, os anfitriões demoram menos de 24h para responder um pedido. Uma vez que o pedido seja aceito, o valor é cobrado do seu cartão.

Fonte: Blog Vamos pra Onde

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.