Assim como o Google, o a Microsoft anunciou hoje que vai alterar o algoritmo do Bing para melhorar a posição de sites responsivos em resultados de pesquisas em dispositivos móveis. “Nossa abordagem equilibra a necessidade de mostrar páginas ‘mobile-friendly’, mas também os resultados mais relevantes para a consulta. Isso significa que você pode sempre esperar ver itens mais relevantes primeiro, mesmo que não sejam responsivos”, explica a empresa em comunicado.
A Microsoft explica que aprimorou nos últimos meses os algoritmos de detecção de dispositivos móveis e de classificação dos sites. De acordo com a companhia, o sistema utiliza quatro critérios para definir se o site é compatível com dispositivos móveis ou não. Confira
1. Navegação
Os menus, botões e links da página devem ser grandes e afastados o suficiente para garantir uma boa navegação baseada no toque do usuário.
2. Legibilidade
O texto na página deve ser legível, sem a necessidade de zoom.
O conteúdo da página da web deve se encaixar na da largura do dispositivo. “A rolagem vertical é considerada aceitável, mas a necessidade de rolar horizontalmente dificulta a capacidade de consumir o conteúdo facilmente”, afirma a Microsoft
O site deve ser compatível com o dispositivo. O critério também se aplica a vídeos que não podem ser reproduzidos em dispositivos móveis por dependerem de plugins, questões de direitos autorais ou decisões de distribuição feitas pelo proprietário do conteúdo.