Gov.br quer se tornar aplicativo de autenticação, como Google e Facebook

https://www.gov.br/esocial/pt-br/noticias/portal-de-conteudo-e-noticias-do-esocial-migrara-para-o-gov.br/gov-br.png
Por meio de acesso único, gov.br oferece mais de 500 serviços públicos digitais

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) pretende integrar a autenticação digital do gov.br com a outros serviços do mercado, como já funcionam o Facebook e Google em diversos sites, de acordo com o presidente do órgão, Gileno Gurjão Barreto.

O aplicativo oficial do governo federal possui mais de 110 milhões de usuários cadastrados e oferece mais de 5 mil serviços de 200 órgãos públicos. Para 2022, a expectativa é que todos os órgãos do governo estejam integrados à plataforma, facilitando o uso de funções conectadas pelo público.

“Nossas soluções estão mudando a forma como a população tem as suas necessidades atendidas”, avalia Barreto. Desde 2018, o Serpro investiu mais de R$ 1 bilhão em soluções de TI de transformação digital e segurança da informação do Estado brasileiro. Os recursos foram aplicados para modernização da infraestrutura e a redução da obsolescência.

Serviços oferecidos

Entre os principais parceiros da Serpro está a Receita Federal. Recentemente, a instituição apresentou novidades como a declaração pré-preenchida de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) e um assistente virtual para esclarecer dúvidas. As inovações reduziram o tempo gasto para o preenchimento das obrigações tributárias, passando de dias para algumas horas.

O Serpro é responsável pela Carteira Digital de Trânsito, lançada em 2018, e pelo documento digital de automóveis. Recentemente, a transferência de veículos passou a ser realizada de forma totalmente digital, além de serviços, como indicação do principal condutor do veículo, consulta ao histórico de emissão da CNH, compartilhamento do CRLV e consulta de infrações.

Outro serviço desenvolvido recentemente que merece destaque é o Embarque + Seguro. Com o uso de reconhecimento facial, a apresentação de documentos em papel é dispensada para realizar o embarque em sete aeroportos brasileiros.

Fonte: TecMundo

LEIA TAMBÉM:

Aplicativo CNH Digital passa a permitir pagamento de multa com até 40% de desconto

Veja como a emitir sua CNH Digital pelo app no celular

Aplicativos maliciosos para CNH Digital e IPVA 2019 infectam celulares Android

CNH digital chega a 500 mil usuários no país, acesso se dá por um aplicativo

Aprenda a utilizar o aplicativo CPF Digital em seu celular

Documentos no smartphone: plataforma digital já começa a substituir o papel

CNH digital chega a 500 mil usuários no país, acesso se dá por um aplicativo

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.