Nova falha de dia zero afetou celulares Android com chipsets Snapdragon

Uma falha dia zero que afetava a segurança de celulares Android equipados com processadores da Qualcomm foi corrigida em janeiro e divulgada recentemente pelo Google. Segundo os engenheiros, a falha trazia potencial para “exploração limitada e direcionada”.

Segundo a explicação dos técnicos, a falha intitulada CVE-2020-11261 trazia a “validação imprópria de inserção”, basicamente forçando requisições excessivas, pressionando a memória do aparelho a trabalhar mais e, eventualmente, causando sua corrupção.

Na imagem abaixo, o Google listou, por número de identificação, quais chipsets da Qualcomm são afetados pelo problema.

Imagem mostra lista de equipamentos da Qualcomm afetados por uma falha dia zero do Android
Listagem de equipamentos da Qualcomm afetados por falha descoberta pelo Google foi entregue à empresa, que já corrigiu o problema por meio de atualização. Imagem: Google/Divulgação

A falha foi classificada como dia zero no Android por ser do tipo que passa despercebida pelo crivo da qualidade de um fabricante, com o produto indo ao mercado sem que ninguém saiba de sua existência. No caso presente, a CVE-2020-11261 foi relatada pelo Google à Qualcomm em julho de 2020, resolvida em janeiro de 2021 e divulgada agora.

Exploração local

A boa notícia é que essa falha só teria proveito se fosse explorada de forma local. Em outras palavras, um usuário teria que acessar fisicamente o aparelho de um alvo, ao contrário de muitos outros bugs de segurança que podem ser remotamente acessados pela internet.

O Google indicou que existe a possibilidade de que a falha venha sendo utilizada por algumas pessoas, mas não ofereceu detalhes sobre a natureza dos ataques ou a identidade de possíveis maus atores.

A recomendação para contornar esse problema é a de manter sempre o sistema operacional do celular e aplicativos atualizados. Costumeiramente, o próprio Google lança atualizações de segurança para o Android, que a empresa afirma serem a primeira camada de proteção contra malwares e invasões físicas.

Fonte: Olhar Digital

LEIA TAMBÉM:

Play Store: aplicativo com mais de 10 milhões de downloads se transforma em malware

Categoria de telefones celulares foi a que mais sofreu tentativas de fraudes online no ano passado

Malware é identificado em celular subsidiado pelo governo americano

Malware em teclado de celulares Android faz compras sem a permissão do usuário

Malware já afetou 45 mil celulares Android e não desaparece nem com restauração de fábrica

Hackers atacam usuários de celulares Android com técnicas de phishing por SMS

Malware para Android faz com que hackers invadam seu celular e seu roteador

Encontrar bugs no sistema de um celular pode te fazer milionário; saiba como funciona

Aplicativos pré-instalados tornam Android vulnerável, sugere estudo

Ataque no Android utiliza cartão micro SD para atacar celular da vítima

Ataques que ‘sequestram’ smartphones Android cresceram no ano passado

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.