O terceiro trimestre de 2019 foi de queda para o mercado global de smartphones, segundo a consultoria Gartner. A diminuição registrada foi de 0,4% em relação ao mesmo período do ano passado, e ficou claro que os consumidores têm tentado obter o máximo valor de seus investimentos.
Segundo Anshul Gupta, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner, a maioria dos usuários quer ter o smartphone mais barato. “Os clientes têm optado por celulares de médio porte, que oferecem uma melhor relação custo-benefício”, afirma.
Esse comportamento levou algumas marcas a fortalecerem seus portfólios de entrada e de modelos intermediários. Com essa estratégia, Samsung, Huawei e Oppo cresceram no período, enquanto a Apple registrou declínio nas vendas.
Assim, a Samsung manteve a liderança com aumento de 7,8% nas vendas na comparação anual. A Huawei, por sua vez, viu as vendas subirem 26%, a única dos cinco principais fornecedores mundiais a ter crescimento de dois dígitos. Tudo isso graças a seu desempenho na China, onde vendeu 40,5 milhões de smartphones. Internacionalmente, entretanto, o embate com os EUA já trazem impactos negativos à marca.
Já as vendas do iPhone, da Apple, continuaram em queda no terceiro trimestre de 2019. Foram 10,7% menos unidades comercializadas em relação ao mesmo período do ano passado.
Fonte: Olhar Digital
LEIA TAMBÉM:
Huawei será a maior fabricante de celulares do mundo no próximo ano
Xiaomi se torna a quarta maior fabricante de celular do mundo; confira a lista completa
Mercado de tablets recua 5%, Apple e Amazon registram crescimento
Mercado de celulares do país teve queda de 6,8% no ano passado
Huawei pode trazer Mate 30 Pro e outros celulares para o Brasil
Huawei deseja que a Europa tenha seu próprio sistema operacional para celulares
Assim como a Samsung, Huawei também já trabalha na tecnologia 6G
Alternativa ao Android: Huawei registra possível nome para seu sistema operacional
Google suspende parte dos serviços de smartphones Huawei ao sistema Android após ordem de Trump
Huawei apresenta primeiro smartphone com ‘buraco’ na tela para a câmera
Potencial substituto do Android já opera em celular da Huawei