Alguns usuários do app da Netflix para Android, notaram recentemente que o aplicativo fazia o rastreamento do movimento físico sem explicar o motivo, e questionaram a falta de informação da empresa sobre o recurso.
Em resposta, depois da polêmica, a companhia revelou que faz parte de um teste para determinar se haveria uma maneira melhor de otimizar o desempenho do streaming enquanto os usuários estivessem se movimentando.
“Ei, Netflix, por que o seu aplicativo para Android quer dados sobre atividade física?”, questionou um usuário no Twitter.
Hey @netflix why does your Android app want physical activity data? pic.twitter.com/Lv0QUL0w9g
— Beto on Security (@BetoOnSecurity) 27 de julho de 2019
De acordo com a Netflix, a força da conexão de dados pode variar quando se está percorrendo as ruas da cidade ou andando de ônibus ou trem, e por isso é preciso verificar a possibilidade de ajustar a qualidade de vídeo, de forma inteligente, para evitar interrupções do conteúdo.
Mesmo que já exista a opção de fazer o download de alguns vídeos no smartphone ou tablet para assistir offline, alguns usuários acabam se esquecendo de fazer isso.
A plataforma de streaming revelou também que os testes já foram concluídos e que, de fato, só estava disponível em dispositivos Android para um grupo seleto de clientes.