Para desorientados do cotidiano, o Google Maps é um braço direito. Desde para chegar ao trabalho no dia a dia ou até mesmo para explorar uma nova cidade, o aplicativo é um alívio em nossa falta de orientação geográfica. Mas o Google trabalha em um recurso para seus usuários, que poderá ajudar os mais perdidos.
No ano passado, durante a sua conferência para desenvolvedores, a I/O, a companhia exibiu um recurso em realidade aumentada para o Google Maps que recorre à câmera do smartphone para entregar direções em tempo real. Pense aqui em uma espécie de Pokemon Go para fins práticos. Agora, o Google começou a liberar a funcionalidade para teste para algumas pessoas. David Pierce, do Wall Street Journal, é um deles.
Em um vídeo, o repórter do Wall Street Journal mostra como funciona a ferramenta. O aplicativo recorre a localização do usuário via GPS e depois usa dados do Street View para exibir sua localização exata. Na tela do aplicativo, grandes setas e direções apontam o caminho que o seu destino deve tomar. “É como se o Maps tivesse desenhado minhas direções no mundo real, apesar de ninguém mais conseguir vê-las”, comenta Pierce.
O Google ainda não anunciou uma data oficial para quando o recurso poderá ser usado para todos os usuários finais e Pierce ainda reforça que a interface que ele utilizou poderá sofrer mudanças.
Segundo o Google, o recurso será disponibilizado primeiro para alguns guias locais do Google (pessoas que se dedicam a oferecer revisões de estabelecimentos) em breve e só chegará a todos quando a companhia estiver segura de que ele está pronto.