Uma das grandes novidades da próxima versão do sistema operacional móvel do Google será a nossa privacidade. O Android Q renovará seus controles de permissão adicionando novos recursos.
O XDA-Developers testou por algumas semanas uma versão prévia do Android Q e, depois de filtrar nos últimos dias algumas de suas novidades, como o tema escuro, agora dá novos detalhes sobre o novo gerenciamento de licenças.
Novo controle de permissão de aplicativo
O Android Q renovará o controle das permissões dos aplicativos. Em “Configurações> Aplicativos e notificações> Permissões de aplicativo”, agora ele mostrará uma lista indicando o que cada app está acessando em seu smartphone e as permissões (ou não) desses acessos.
Ao clicar em um aplicativo na lista, veremos as opções que permitem ou negam o acesso à funcionalidade do smartphone. Na parte inferior dessa nova visualização, teremos acesso à nova seção “Exibir uso detalhado de permissões”, que permite ver detalhadamente que tipo de uso um aplicativo está fazendo das permissões , os horários que foram acessados, a data e hora da última atividade.
Concessão de licenças
Outra novidade do Android Q é que a permissão de localização tem a capacidade de ser concedida somente quando um aplicativo está em uso, para evitar que outros rastreiem nossa localização em segundo plano.
Outra novidade é que, para aplicativos mais antigos, aqueles que não suportam permissões de tempo de execução (API 22 ou inferior), o Android Q exibirá uma nova janela de gerenciamento de permissões antes de executar o aplicativo pela primeira vez .
Permitir estatísticas de uso
O Android Q nos permitirá conhecer o uso que ele está fazendo em todos os aplicativos do nosso celular, mostrando em uma nova estatística quantos apps possuem determinadas permissões e uma lista dos que recentemente usaram uma permissão. Teremos ainda filtros para ver determinadas permissões ou filtrar por hora.
Aviso e notificação de licenças sensíveis
Uma das notícias mais importantes do Android Q é que, pela primeira vez, a barra de status do SO nos alertará quando um aplicativo estiver usando uma permissão confidencial, como câmera, microfone ou local. Por exemplo, se um app começar a usar a câmera, veremos o ícone da mesma na barra de status, ao lado do símbolo da bateria. Ele também mostrará uma notificação para acessar as configurações de permissão desse aplicativo.
Mais aplicativos padrão
O Android Q renovará o controle de permissões dos aplicativos. Em “Ajustes > Aplicativos e notificações> Permissão de aplicativos”, será exibida para cada permissão, uma nova visualização da relação de apps. Ele agora mostrará uma lista dos aplicativos que autorizam essa permissão e, em seguida, a lista com os aplicativos que trazem a permissão negada.
Por fim, o Android Q adiciona novas categorias na seção de aplicativos predeterminados, como player de música ou galeria de fotos, para que o sistema operacional saiba qual é o nosso app favorito para funções como essas.