Conforme o tempo passa, possuímos um número de dispositivos cada vez maior. Com a remoção da entrada para os fones de ouvido em smartphones no últimos anos, por exemplo, além do celular, também temos que carregar a bateria dos próprios fones. Além disso, o uso de pulseiras e relógios inteligentes aumentou, e eis que temos mais um gadget que precisa repor energia. No fim do dia, dá até para perder a conta de quantas vezes foi necessário parar e conectar todos esses dispositivos à tomada. E se carregar o smartphone e outros gadgets fosse tão natural quanto usar o Wi-Fi?
Você pode até não lembrar, mas antes da internet sem fio estar por todos os lados, era necessário um cabo ligando o computador à rede local. Aliás, em muitas empresas isso ainda é bastante comum, dada a qualidade da internet ou mesmo a falta de suporte para acesso Wi-Fi nas máquinas. Agora imagine-se chegando em casa e tendo que conectar o celular via cabo ao modem para usar a internet? Que chato seria!
Porém, estamos em 2019 e ao entrar em casa nossos smartphones reconhecem a rede salva e automaticamente ativam a conexão Wi-Fi.
Neste sentido, a empresa Energous está desenvolvendo uma tecnologia capaz de oferecer a mesma experiência ubíqua que temos hoje com a internet sem fio, mas agora para o processo de carregamento de celulares e outros dispositivos, como fones de ouvido, smartwatches e, mais para frente, até mesmo o computadores.
Mas o que a Energous oferece que chama tanta atenção em relação aos demais produtos do mercado? Além do recurso de carregamento por indução, aquele em que dois dispositivos precisam estar em contato para que a transferência de energia ocorra, a Energous trabalha no carregamento à distância. Ou seja, sem a necessidade de contato.
Agora, aparelhos menores, como fones de ouvido intra-auriculares wireless, por exemplo, não possuem uma superfície plana para contato na maior parte das vezes. Só que esses dispositivos também utilizam energia relativamente baixa, e isso permitiu à Energous desenvolver uma tecnologia de carregamento sem fio, que se dá pelo ar, capaz de fornecer pequenas quantidades de energia a uma distância um pouco menor que um metro. Assim, dispositivos com baterias pequenas podem ser carregados entre 30 minutos e uma hora.
E isso é possível porque a Energous conseguiu desenvolver chips pequenos o suficiente para serem incorporados até mesmo em fone de ouvido intra-auriculares.
Até o momento, a empresa apenas oferece carregamento à distância para dispositivos pequenos e que possuam, claro, o chip da empresa inseridos. Contudo, conforme a tecnologia vem sendo desenvolvida, e mais parceiros passem a usá-la em seus aparelhos, tenho certeza de que em pouco tempo estaremos usando nossos aparelhos sem a preocupação de ter que carregá-los na tomada.