O Surface Hub 2, tablet futurista para ambientes corporativos, foi anunciado recentemente pela Microsoft. Com tela de 55 polegadas e resolução superior a 4K, o novo dispositivo apresenta tela com bordas mínimas e aspecto de tela de 3:2, com a possibilidade de ser utilizado em modo retrato.
De mercado mais restrito e com lançamento previsto para 2019, oSurface Hub 2 ainda não tem preço oficial. Na concorrência, o Jamboard, do Google, custa US$ 5.000 a unidade (R$ 18 mil, em conversão direta).
O Surface Hub continua rodando Windows 10 e segue apostando na ideia de se comportar como uma espécie de lousa digital. Embora rode o mesmo sistema operacional para computadores, o tablet foi anunciado com novas funcionalidades, específicas para o uso do equipamento.
Um exemplo é a possibilidade de múltiplos usuários realizarem login no tablet de 55 polegadas por meio de sensores de impressões digitais. Dessa forma, todos podem apresentar os seus trabalhos de forma colaborativa, criando um documento final a partir das colaborações de cada um.