O Google no último dia 8, a nova versão do Google News, plataforma da empresa para distribuição de notícias. Como outras novidades mostradas na conferência I/O, o News vai usar inteligência artificial para te ajudar a acompanhar as notícias.
O novo aplicativo é dividido em quatro seções: For You, Headlines, Favorites e Newsstand. Assim como o Chrome e o app do Google, a aba For You vai mostrar as principais notícias recomendadas para você. A diferença é que serão só cinco (e as recomendações devem melhorar com o tempo).
A segunda seção, chamada Headlines, é mais completa. Ela usa uma tecnologia de design adaptativo, que o Google chama de Google Material Theme, para mostrar as principais notícias no momento, incluindo vídeos noticiosos do YouTube ou de outras fontes.
Na seção Headlines, o Google embutiu o Newscasts, que destaca diversos vídeos e matérias sobre um determinado assunto, e mostra de forma resumida as partes mais importantes da notícia, como o Moments. Basta passar para o lado para ver mais conteúdo, que também inclui “reações nas redes sociais”, como tweets.
Se você quiser saber mais sobre um determinado tópico, basta tocar em Full Coverage, que mostra a cobertura completa de um determinado assunto graças a uma tecnologia que o Google chama de “co-localidade temporal”. Basicamente, ela mostra notícias de diferentes fontes, artigos de opinião, pode montar uma linha do tempo dos acontecimentos e, em alguns casos, exibe checagens de agências de fact-checking para contextualizar as diferentes visões sobre o tema.
Por fim, na seção de Newsstands, como esperado, o Google vai permitir que você acompanhe e assine seus jornais preferidos. A assinatura é feita diretamente pelo aplicativo, usando as informações de pagamento da sua conta do Google. Depois de assinar, será possível acessar a versão completa do jornal em todos os dispositivos.
O recurso usa a tecnologia de Subscribe with Google (Assine com o Google) anunciada há alguns meses e, por enquanto, funciona com 60 jornais diferentes. O novo Google News estará disponível para Android, iPhone e na web para 127 países nesta semana; todo o mundo já deve ter acesso à plataforma completa na semana que vem.