Em 2018, 66,5% dos adultos em todo o mundo – o que representa dois terços do grupo – terão smartphones, de acordo com previsões da empresa de medição de mídia Zenith.
Apesar de o número estar aumentando (para este ano a previsão é de 63% e de 2016 foi de 58%), o crescimento da propriedade dos smartphones vem diminuindo há algum tempo, já que muitos mercados estão alcançando a saturação. A propriedade de smartphones aumentou 10% este ano e deverá crescer 7% em 2018. No ano passado, aumentou 14%.
As regiões da Europa Ocidental e Ásia-Pacífico continuam a liderar no número de pessoas que irão comprar smartphones em 2018, sendo que os mercados que terão a maior penetração são Holanda (94%), Taiwan (93%), Hong Kong (92%), Noruega e Irlanda (cada um com 91%).
Já o país com o maior número de usuários de smartphones será a China, com 1,3 bilhão de usuários, seguido pela Índia, com 530 milhões. Os Estados Unidos ficarão em terceiros lugar, com 229 milhões de usuários.
O relatório também afirma que os dispositivos móveis são os principais meios de acesso à internet para a maioria dos usuários e representarão 73% do tempo gasto online em 2018, ante 70% em 2017 e 65% em 2016.
Além disso, 59% das despesas de publicidade na internet serão voltadas para dispositivos móveis em 2018, sendo que quantia de dinheiro gasto em anúncios na internet para anúncios móveis superou o valor gasto em anúncios de desktop pela primeira vez neste ano. A Zenith estima que 53% de todos os anúncios de internet irão para anúncios vistos em dispositivos móveis em 2017 e prevê que essa proporção suba para 59% em 2018 e 62% em 2019.