Conheça as oito principais mudanças oferecidas no Android O

O Android O foi oficialmente lançado ao público. O Google aproveitou o primeiro eclipse visível em todo o território norte-americano desde 1918 para apresentar, em sua sede em Nova Iorque, a atualização. A plataforma tem novidades na otimização da bateria e em pequenos detalhes de seu visual. A principal aposta, porém, parece ser a mudança da assistente virtual, que promete oferecer uma interação melhor entre máquina e usuário.

Google oficializou Oreo como nome do Android O após eclipse visível em todo o território norte-americano

Batizado de Android Oreo, o sistema operacional conta com o Google Assistente, um nova versão do Google Now, que também recebe comandos de voz. A principal mudança é a forma com que os recursos do smartphone são acionados. Em vez pedidos individuais, a plataforma utiliza um conceito de aplicativos de mensagens para tornar a conversa mais amigável. Confira as principais mudanças apresentadas para o Android Oreo:

Vídeos em miniatura

Um dos novidades mais interessantes apresentadas pelo Google é o Picture-in-picture, que te permite assistir a vídeos enquanto outros aplicativos são utilizados. Pensando em te ajudar a aumentar a produtividade, o recurso exibe o vídeo em uma tela menor e dá mais destaque para o outro aplicativo. Com ele, os usuários podem escrever mensagens, visualizar a agenda, navegar na internet ou até mesmo ler e-mails no instante em que assiste a algo no YouTube ou faz uma ligação de vídeo com a tela reduzida.

Android O permite usar aplicativos enquanto assiste a vídeos; sistema também tem mudanças nas notificações

Notificações em aplicativos

Outra mudança visando a agilidade está nos ícones dos aplicativos. O sistema operacional agora conta com pontos de notificação para você ver as últimas notificações de um determinado aplicativo. Para isso, basta tocar sobre o ícone de um determinado app e ver o que há de novo. A ideia é não perder tempo com notificações que não tenham muita relevância e ir direto para os aplicativos que interessam.

A central de notificações – o campo usado para acessar informações sobre Wi-Fi, Bluetooth e Localização – também foi modificada. A área ficou mais personalizável, lembrando o que já acontece em smartphones da Samsung que contam com a interface TouchWiz. A partir de agora, será possível mudar a distribuição deste ícones de forma nativa, o que contribui para uma tela mais limpa e somente com os ícones que realmente te interessam.

Em relação à customização, também é possível alterar a forma como as notificações são exibidas. Um aplicativo de mensagens por exemplo pode te dar a opção de mostrar ou ocultar alertas de uma determinada conversa, por exemplo. Já um app de notícias pode te alertar sobre os tópicos que você mais gosta. A mudança, no entanto, ficaria a cargo dos desenvolvedores destes programas.

Google Play Protect

Pensando na segurança, o Google apresentou melhorias no rastreamento de vírus em apps presentes em sua loja de aplicativos. O Google Play Protect foi criado para detectar e remover apps prejudiciais e já atinge média de 58 milhões de rastreamentos diários. A ferramenta, que já havia sido liberada para a versão beta do Android O e para suas gerações anteriores, chega agora de forma definitiva ao sistema.

Preenchimento automático de senhas

A oitava geração do sistema operacional do Google pode te fazer menos dependente de aplicativos gerenciadores de senha. Agora, a plataforma consegue armazenar as informações utilizadas para realizar login em apps como Twitter ou Facebook, por exemplo. Para isso, o Autofill, como o recurso é conhecido exibe uma sugestão salva no celular quando um determinado campo é selecionado.

Velocidade de processamento

O seu smartphone poderá ficar um pouco mais rápido com a ajuda do Android O. Segundo o Google, os dispositivos podem ser até duas vezes mais velozes enquanto são iniciados. Além disso, o sistema ganhou melhorias para reduzir a atividade em segundo plano dos aplicativos que você menos usa para conseguir liberar espaço na memória RAM do aparelho e passar a se concentrar mais nos programas que precisam de mais atenção.

Otimização da bateria

Ao reduzir o consumo de aplicativos em segundo plano, o sistema também consegue aumentar a duração da bateria e permitir que você continue conversando com seus amigos, jogando ou transmitindo um vídeo ao vivo nas redes sociais, por exemplo. Para melhor o desempenho, a plataforma também conta com uma controle melhor sobre a frequência de uso das ferramentas de localização. Assim, você deverá visualizar menos vezes as notificações sobre o lugar que você acabou de chegar.

Atualizações mais rápidas

Uma mudança na arquitetura do Android deverá fazer com que as atualizações cheguem mais rapidamente para os usuários. De acordo com o Google, a estrutura será dividida em módulos, permitindo que as fabricantes dos aparelhos e as empresas que produzem chips consigam trabalhar de forma simultânea. Para os desenvolvedores, esta é principal mudança na oitava geração do Android. Ainda que à primeira vista, não pareça muito visível, pode ser um passo importante em futuras versões do sistema.

Android O tem cerca de 60 emojis repaginados, retomando design tradicional e alguns ícones arredondados

Novos emojis

O Android O também conta com cerca de 60 emojis redesenhados, incluindo carinhas e desenhos divertidos. Os ícones ganharam design mais tradicional e voltaram a ser redondos, lembrando a aparência usada em serviços como o Facebook, por exemplo. A mudança deverá ajudar os usuários a encontrarem mais rapidamente o melhor desenho para a conversa, já que os ícones mais antigos tinham um visual bem próprio, mas foram descontinuados.

Confira o vídeo de apresentação do Android O:

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.